(28 de Setembro, 1941 – 14 de Outubro de 2001)
Considerado um dos grandes filósofos analíticos da última metade do século XX. Lewis foi primeiro professor na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) e depois em Princeton onde passou grande parte da sua carreira. Ele também era próximo da comunidade filosófica da Austrália, país que ele visitou quase anualmente por quase 30 anos. Ele tornou-se famoso pelo teoria do Realismo Modal, mas também tem importantes contribuições em Filosofia da Linguagem, Filosofia da Mente, Metafísica, Epistemologia e Filosofia da Lógica. A sua teoria mais conhecida, e também mais controversa é a de que existem concretamente uma infinidade de mundos isolados, e que o nosso mundo é apenas um desses mundos.
Lewis nasceu em Oberlin, Ohio e é filho de um professor e especialista em História Medieval. Ele já era conhecido pelo seu formidável intelecto; esta inteligência já se manifestava durante sua passagem pela Oberlin High School, onde ele apresentava seminários sobre química.
Ele foi para Swarthmore College, e passou um ano em Oxford (1959-1960), onde ele foi orientado por Iris Murdoch e acompanhava seminários de Gilbert Ryle, H.P. Grice, P.F. Strawson, and J.L. Austin. O ano em que ele passou em Oxford foi essencial para a sua decisão de estudar Filosofia, e que o fez tornar-se um prestigiado filósofo analítico que ele se tornaria em breve. Lewis recebeu seu phD em Harvard no ano de 1967, onde eles estudou sob orientação de Willard Van Orman Quine, cuja muita de suas posições Lewis veio a refutar. Foi lá que sua conexão com Austrália foi inicialmente estabelecida quando ele assistiu a um seminário com J.J.C. Smart, um grande filósofo australiano. "Eu ensinei David Lewis," Smart diria alguns anos depois, "Ou melhor, ele me ensinou."
in:wikipedia
Keine Kommentare:
Kommentar veröffentlichen