Sonntag, 28. Februar 2010
seitens der Städte.. Lissabon: Annemarie Schwarzenbach
Arqueóloga? periodista, fotógrafa y novelista, Annemarie registró en sus crónicas y en sus obras de ficción las costumbres, la historia y los paisajes de los países que recorrió (Persia, Afganistán, el Congo Belga, Rusia, los Estados Unidos), así como el espíritu de sus habitantes.
El dinero de su poderosa familia le facilitó el conocimiento de los territorios más remotos. En esas comarcas, intentaba hallar el pasaje a "otro mundo", huía de la civilización occidental, de lo que se dio en llamar "la enfermedad de Europa".
Para escapar de su familia, Annemarie logró que el profesor Carl Burckhardt le propusiera ayudarlo a preparar un libro biográfico, lo que la obligó a trasladarse a Berlín.
obra:
Bei diesem Regen
Jenseits von New York
Freunde um Bernhard
Muerte en Persia (Tod in Persien)
Auf der Schattenseite
Flucht nach oben
Alle Wege sind offen
Winter in Vorderasien
Unsterbliches Blau
Wir werden es schon zuwege bringen, das Leben
Samstag, 27. Februar 2010
Freitag, 26. Februar 2010
seitens der Städte, William de Ockham, London
Foto:G.Ludovice
William de Ockham, ou Guilherme de Occam (nasceu na vila de Ockham, nos arredores de Londres, na Inglaterra, em 1285 - morreu em 3 ou 4 de abril de 1349 (ou 1350), vítima da peste negra, em Munique).
William de Ockham, conhecido como o « doutor invencível » e o « iniciador venerável », nasceu na vila de Ockham, nos arredores de Londres, na Inglaterra, em 1285, e dedicou seus últimos anos ao estudo e à meditação num convento de Munique, onde morreu em 9 de abril de 1347, vítima da peste negra.
Jovem ainda, foi para a Universidade de Oxford ensinar ciências filosóficas e matemática, teve contato com outro franciscano, o filósofo e teólogo, Duns Scot, do qual se tornou discípulo. Escreveu vários ensaios sobre as Sententiarum Libri (Sentenças) do teólogo Pedro Lombardo.
Um ponto drástico de sua vida ocorreu quando Occam chegou à conclusão de que o papa João XXII estava defendendo uma heresia acerca da pobreza evangélica.[1] Em função da controvérsia que surgiu, Occam fugiu para Pisa, e, em seguida, acompanhou o imperador Luís da Baviera para Munique. Em Munique, continuou a atacar a figura do Papa, redigiu vários ensaios abordando a infalibilidade papal, defendendo a tese de que a autoridade do líder é limitada pelo direito natural e pela liberdade dos liderados, esta afirmada nos Evangelhos, deixando sua situação com a Igreja cada vez mais difícil. Um de seus argumentos mais fortes foi a afirmação categórica que um cristão não contraria os ensinamentos evangélicos ao se colocar ao lado do poder temporal em disputa com o poder papal.
http://www.youtube.com/watch#v=9XEA3k_QIKo&feature=related
É um filósofo que deixa transparecer sua intensa luta pela liberdade e que ao longo de sua vida jamais permitiu que lha tirassem e, mais, buscou através de suas obras orientar para que os homens de sua época também não o permitissem.
Não é por acaso que seu pensamento ficou relegado nos compêndios e seu nome citado entre os adversários da Igreja juntamente com outros nomes bem conhecidos, tais como, Pelágio, Ario, Berengário e Lutero.
Para a ética a liberdade é o assunto por excelência.
A liberdade é muito importante para a ética, porque se ocupa do agir humano, da finalidade de nossa vida e existência.
Para Ockham, a liberdade apresenta-se como a possibilidade que se tem de escolher entre o sim ou o não, de poder escolher entre o que me convém ou não e decidir e dar conta da decisão tomada ou de simplesmente deixar acontecer.
Ockham denuncia aqueles que em nome da religião, passaram a usurpar a liberdade. E que tais usurpadores entendem, assim como ele, a liberdade como um dom de Deus da natureza. Ele pergunta-se, ao contrário dos pensadores do século XIII, pela validade do conhecimento universal enquanto aqueles perguntavam pelo conhecimento das coisas singulares. Ao fazer isso, chama a atenção para o mundo dos indivíduos.
Ockham situa a ação humana no indivíduo e suas escolhas reais e concretas, presentes não em verdade ou entes universais, mas nas coisas e situações particulares, singulares. Distingue faculdades humanas de faculdades animais, ou seja, o homem possui a capacidade de viver pela arte e pela razão, que no entendimento do filósofo seriam as faculdades humanas e é por elas que deve agir e não pelas faculdades animais (seus instintos). Pressupõe-se assim que é de nossa própria natureza a capacidade de escolha exercida por meio da liberdade, entendida como presente de Deus e da natureza.
Uma vez que nós só conhecemos entidades palpáveis, concretas, os nossos conceitos não passam de meios lingüísticos para expressar uma idéia, portanto, precisam realidade física, para as comprovações.
Criou a máxima pluralidades não devem ser postas sem necessidade, ou (sic) pluralitas non est ponenda sine neccesitate, chamado de a Navalha de Ocam, no inglês, Occam's Razor.
Occam com destreza conseguiu demonstrar que o "Duns Scotus", princípio da economia, conhecido como "navalha de Occam" estabelece que "as entidades não devem ser multiplicadas além do necessário, a natureza é por si econômica e não se multiplica em vão".
Este é um princípio filosófico que reza o seguinte: existindo diversas teorias e não havendo evidências que comprovem se é mais verdadeira alguma em relação a outras, vale a mais simples, ou se existirem dois caminhos que levem ao mesmo resultado, usa-se o mais curto, e que pode ser provado sensorialmente. Em outras palavras, não se deve aplicar a um fenômeno nenhuma causa que não seja logicamente dedutível da experiência sensorial. A regra, inspirada na economia medieval, foi usada pelo filósofo para eliminar muitas das entidades com que os pensadores escolásticos explicavam a realidade.
O Cálculo Diferencial e Integral, assim como grande parte das descobertas científicas da humanidade certamente passou, ao longo de sua história, por inúmeras reformulações decorrentes do aprendizado e realimentação pelas comunidades científicas (Em geral na física e na matemática) até chegar ao currículo básico de qualquer curso de matemática de nível superior. A simplicidade é consequência da experiência, da criatividade e da capacidade de sintetização, além de outros talentos.
Provavelmente, quando escreveu que as teorias devem ser tão simples quanto possível, mas nem sempre devemos escolher as mais simples, Albert Einstein estava se referindo ao princípio de Occam em sua Teoria da Relatividade, pois sabia que as hipóteses testadas muitas vezes caíam em contradições, apesar do resultado ser aparentemente perfeito. Daí pode ter sido a utilização do princípio de Occam em alguns pontos considerados contraditórios em seu postulado, pois em matemática, às vezes verdades claras à luz das deduções tornam-se contraditórias ao passar para a linguagem coloquial.
im:wikipedia
Donnerstag, 25. Februar 2010
Dienstag, 23. Februar 2010
seitens der Städte.. LONDON: Paul Verlaine
Paul Verlaine vai com Rimbaud para Londres em 1872
Paul Marie Verlaine (30 de Março de 1844 – 8 de Janeiro de 1896) é considerado um dos maiores e mais populares poetas franceses.
Nascido em Metz, ele foi educado no Liceu Bonaparte (atual Liceu Condorcet), em Paris e depois começou a trabalhar como funcionário público. ele começou a escrever poesia cedo, e foi inicialmente influenciado pelo parnasianismo e seu líder, Charles Leconte de Lisle. A primeira obra publicada de Verlaine, Poèmes saturniens (1866), apesar da crítica negativa de Sainte-Beuve, o estabeleceu como um poeta de originalidade e futuro promissor.
A vida particular de Verlaine invadiu seu trabalho, começando pelo seu amor por Mathilde Mauté. Mauté tornou-se sua esposa em 1870. Na proclamação da Terceira República no mesmo ano, Verlaine juntou-se ao 160º batalhão da Guarda nacional, e tornou-se Communard em 18 de março de 1871. Ele veio a ser chefe do escritório de imprensa do Comitê Central da Comuna de Paris. Verlaine escapou das mortais lutas de rua conhecidas como Semana Sangrenta, ou Semaine Sanglante, e foi esconder-se no Pas-de-Calais.
Verlaine voltou a Paris em agosto de 1871 e, em setembro, recebeu a primeira carta do poeta Arthur Rimbaud. Em 1872, ele já havia perdido interesse em Mathilde, e logo abandonou-a com seu filho, preferindo a companhia de seu novo amigo. A tempestuosa relação de amizade de Rimbaud e Verlaine os levou a Londres, em 1872.
Sua poesia foi admirada e reconhecida como inovadora, servindo de fonte de inspiração para famosos compositores, como Gabriel Fauré, que transformou vários de seus poemas em música, incluindo La bonne chanson, e Claude Debussy, que tornou música cinco dos poemas de Fêtes galantes. Paul Verlaine morreu em Paris com 51 anos de idade, em 8 de janeiro de 1896, e foi enterrado no Cimetière des Batignolles.
Muito da poesia francesa produzida durante o fin de siècle (fim do século - movimento cultural francês que aconteceu entre 1880 e o começo da Primeira Guerra Mundial), que foi caracterizado como "decadente" por seu conteúdo chocante ou visão moral. Em uma veia parecida, Verlaine usou a expressão poète maudit("poeta maldito") em 1884 para se referir a um número de poetas como Stéphane Mallarmé e Arthur Rimbauld que haviam lutado contra convenções poéticas e reprimendas sociais sofridas ou foram ignorados pelos críticos.
Na poesia, o procedimento simbolista era usar discretas sugestões ao invés de precisas declarações (a retórica foi banida) e evocar humores e sentimentos através da mágica de palavras e sons repetidos, da cadência do verso (musicalidade) e da inovação métrica.
Vários aristas pintaram seu retrato. Entre os mais ilustres estão Henri Fantin-Latour, Antonio de la Gándara, Eugène Carrière, Frédéric Cazalis, e Théophile-Alexandre Steinlen. O tempo em que Rimbauld e Verlaine passaram juntos foi o tema do filme Total Eclipse (1995), dirigido por Agnieszka Holland e com roteiro de Christopher Hampton, baseado em sua peça. Verlaine foi interpretado por David Thewlis.
Obra
Poèmes saturniens (1866)
Les Amies (1867)
Fêtes galantes (1869)
La Bonne chanson (1870)
Romances sans paroles (1874)
Sagesse (1880)
Les Poètes maudits (1884)
Jadis et naguère (1884)
Amour (1888)
Parallèlement (1889)
Dédicaces (1890)
Femmes (1890)
Hombres (1891)
Bonheur (1891)
Mes hôpitaux (1891)
Chansons pour elle (1891)
Liturgies intimes (1892)
Mes prisons (1893)
Élégies (1893)
Odes en son honneur (1893)
Dans les limbes (1894)
Épigrammes (1894)
Confessions (1895)
Montag, 22. Februar 2010
Freitag, 19. Februar 2010
seitens der Städte.. WIEN: Heimito von Doderer
Foto:G.Ludovice
Foi prisioneiro de guerra na Sibéria (1916-1920), doutorou-se em Filosofia em Viena (1925).
Ein Umweg (novel) (1940)
Die Strudlhofstiege (romance) (1951)
Die Dämonen (novel) (1956) - a obra mais famosa.
Die Peinigung der Lederbeutelchen (stories) (1959)
Die Wasserfälle von Slunj (novel) (1963) - o seu último romance completo.
Schüsse ins Finstere.Zu Heimito von Doderers Kurzprosa (2001, Königshausen & Neumann - Hrsg. von Gerald Sommer und Kai Luehrs-Kaiser), obra póstuma
im:wikipedia/Assírio e Alvim
Donnerstag, 18. Februar 2010
seitens der Städte, Benguela, Alda Lara
Foto:G.Ludovice
Alda Ferreira Pires Barreto de Lara Albuquerque.
Poemas, 1966, Sá de Bandeira, Publicações Imbondeiro;
Poesia, 1979, Luanda, União dos Escritores Angolanos;
Poemas, 1984, Porto, Vertente Ltda. (poemas completos).
Do bairro mais velho e escuro,
Deixo os meus brincos, lavrados
Em cristal, límpido e puro...
E àquela virgem esquecida
Rapariga sem ternura,
Sonhando algures uma lenda,
Deixo o meu vestido branco,
O meu vestido de noiva,
Todo tecido de renda...
Este meu rosário antigo
Ofereço-o àquele amigo
Que não acredita em Deus...
E os livros, rosários meus
Das contas de outro sofrer,
São para os homens humildes,
Que nunca souberam ler.
Quanto aos meus poemas loucos,
Esses, que são de dor
Sincera e desordenada...
Esses, que são de esperança,
Desesperada mas firme,
Deixo-os a ti, meu amor...
Para que, na paz da hora,
Em que a minha alma venha
Beijar de longe os teus olhos,
Vás por essa noite fora...
Com passos feitos de lua,
Oferecê-los às crianças
Que encontrares em cada rua...
im:blogue : alda lara
British humor
Dienstag, 16. Februar 2010
seitens der Städte, Massimo Troisi
Troisi was born into a large family in San Giorgio a Cremano, a town near Naples. His father was a train engineer. Some of his family experiences were later told in his first movies. After high school, Troisi wrote some poems inspired by his favourite author, Pier Paolo Pasolini, and, in 1969, started to play in a small local theatre together with some childhood friends (including Lello Arena and Enzo De Caro).
Troisi wrote, directed and played his first film, Ricomincio da tre ("I Start Over from Three") in 1981. He achieved wide success and critical praise, imposing himself as one of the most talented new Italian directors of 1980s. Like the second movie, Ricomincio da tre is centered on the troublesome love life of a Neapolitan character, partly inspired by Troisi's youth, as well as featuring Lello Arena. Scusate il ritardo, similar to the preceding one, was released in 1983.
Troisi starred opposite Roberto Benigni in Non ci resta che piangere (1985), in which they play two friends who are accidentally transported back in time to the 15th century; there they meet Leonardo da Vinci and, upon realising which age they are in, travel to Spain to try to stop Christopher Columbus from discovering the Americas.
After some small acting roles, in 1987 Troisi directed Le vie del Signore sono finite, set during the Fascist era. The movie won a Silver Ribbon for best screenplay. In the following years, he starred alongside Marcello Mastroianni, in Ettore Scola's Splendor (1988), Che ora è? (1989) and Il viaggio di Capitan Fracassa (1990). His last movie as director (also as screenwriter and actor) was Pensavo fosse amore, invece era un calesse (1991), again centering on the every day difficulties of love between a man and a woman (portrayed by Francesca Neri).
He was posthumously nominated for an Academy Award for Best Actor for his role, becoming one of only seven actors (Jeanne Eagels, James Dean, Spencer Tracy, Peter Finch, Sir Ralph Richardson and Heath Ledger) to be posthumously nominated for an acting Academy Award.
A good personal friend of the musician and singer Pino Daniele (who wrote most of the soundtracks for his movies), he wrote lyrics for his music or adapted his poetry for it. Eduardo De Filippo, father of Neapolitan theatre of the 20th century, said of him that he was a comic actor of the future, but with his roots in the past.
Ricomincio da tre (1981)
Morto Troisi, viva Troisi! (1982, TV special)
Scusate il ritardo (1983)
Non ci resta che piangere (1984, with Roberto Benigni)
Le vie del Signore sono finite (1987)
Pensavo fosse amore, invece era un calesse (1991)
[edit] Screenwriter
Ricomincio da tre (1981)
Morto Troisi, viva Troisi! (1982)
Scusate il ritardo (1983)
Non ci resta che piangere (1984)
Le vie del Signore sono finite (1987)
Pensavo fosse amore, invece era un calesse (1991)
Il Postino (1994)
Morto Troisi, viva Troisi! (1982)
No grazie, il caffè mi rende nervoso (1982)
Scusate il ritardo (1983)
F.F.S.S., cioè.. che mi hai portato a fare sopra a Posillipo se non mi vuoi più bene? (1983)
Non ci resta che piangere (1984)
Hotel Colonial (1986)
Le vie del Signore sono finite (1987)
Splendor (1988)
Che ora è? (1989)
Il viaggio di Capitan Fracassa (1990)
Pensavo fosse amore, invece era un calesse (1991)
Il Postino (1994)
im:wikipedia