Max Wertheimer (Praga, 15 de abril de 1880 — New Rochelle, 12 de outubro de 1943) foi um psicólogo checo, um dos fundadores da Teoria da Gestalt juntamente com Kurt Koffka e Wolfgang Köhler.
Nascido numa família judaica germanófona, durante sua juventude pensava em seguir carreira como músico; estudou violino, composição de música de câmara e sinfônica.
Em 1900, começou estudar na Universidade de Praga. Um ano após, mudou de curso, passando a estudar psicologia na Universidade de Berlin, sob a tutela de Carl Stumpf. Em 1904, recebou seu doutorado na Universidade de Würzburg. Esta tese trata de um detector de mentiras empregando o método de associação de palavras.
Em 1910 interessou-se pela percepção do movimento. Com a ajuda de um estroboscopio descobre que, iluminando duas linhas por um breve período de tempo, tem-se a sensação de ver só uma. A este fenômeno chamou de fenômeno phi.
Em 1933 imigrou para os Estados Unidos para fugir da perseguição Nazi. Trabalhou como professor em Nova York, onde passou os últimos anos de vida. Sua obra só foi descoberta postumamente, em 1945.
Wertheimer foi um critico do sistema educacional de sua época, baseado na lógica tradicional e na associação de ideias.
Para ele, a verdade consiste em determinar a estrutura total de experiência e não em captá-la por sensações e percepções singulares associadas.
Apesar do seu conhecido gosto pela música, que o levou a compor algumas sinfonias, Wertheimer enveredou pelo estudo do Direito na Universidade de Charles, em Praga. No entanto, esta área também não foi de encontro aos seus desejos mais profundos, acabando por se dedicar ao estudo da Psicologia na Universidade de Friedrich-Wilhelm em Berlim.
Defensor da Psicologia da forma, Wertheimer interessou-se sobretudo pelo estudo da perceção de estruturas ambíguas e complexas. Em conjunto com os seus colegas Wolfgang Kohler e Kurt Koffka, criou a escola da Gestalt e em 1921 ajudou a fundar o jornal Psychologische Forschung que pretendia ser o órgão central do movimento da Gestalt. Esta escola opunha-se à maneira como os psicólogos entendiam a perceção e a aprendizagem. Wertheimer criticou o sistema educacional da época, que enfatizava a lógica tradicional e a associação, argumentando que os processos de resolução de problemas de agrupamento e reorganização lidavam com estruturas globais, que não eram reconhecidas pela lógica, mas que eram importantes técnicas do pensamento humano.
Em 1933 Werthheimer veio para os Estados Unidos onde deu aulas em Nova Iorque na Nova Escola para Pesquisa Social. Nos últimos anos da sua vida dedicou-se a alguns trabalhos de pesquisa escrevendo alguns artigos. Faleceu a 12 de outubro de 1943 em New Rochelle.
Im: Infopédia /wikipedia
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