ops

Sonntag, 15. Februar 2009

seitens der Städte.. BERLIN

BERLIN, 2008 - A quadriga da Porta de Brandemburgo
kINO:G.Ludovice

BERLIN
Século XVIII à XIX

Frederico III coroa ele mesmo como rei e faz Berlim a capital do reino da Prússia.
No início do
século XVIII, Frederico III de Hohenzollern, sucessor de Frederico Guilherme, transforma Bradenburgo num Reino, tendo sido coroado como Frederico I da Prússia.

Berlim passa, então, à categoria de capital prussiana, vendo nascer as Academias de Belas Artes e da Ciência. Imponentes edifícios surgem por todos os lados, sendo de destacar a Zeughaus e o palácio de Verão (Charlottenburg).


No tempo de Frederico Guilherme I, filho de Frederico I da Prússia, a população de Berlim alcançava os 90.000 habitantes. O rei seguinte, Frederico II, transformou Berlim numa cidade cultural. Quando da sua morte, nos finais do século XVIII, a população de Berlim atingia os 150.000 habitantes.

Napoleão marchando em direcção a Porta de Brandemburgo.

No início do século seguinte,

Napoleão Bonaparte vence os prussianos, ocupa Berlim e leva para Paris a Quadriga que encima a Porta de Brandemburgo, orgulho da cidade. Com a derrota de Napoleão, a quadriga volta a ser colocada no mesmo local, com grande júbilo da população. Inicia-se, nesta época, a industrialização de Berlim: surge uma fábrica de locomotivas em 1837 e, no ano seguinte, é inaugurada a linha ferroviária entre a capital e Potsdam. Berlim enche-se de edifícios grandiosos concebidos, na maior parte, por Karl Friedrich Schinkel. Em 1850 Berlim já tinha 300.000 habitantes.


Guilherme I é proclamado imperador; Berlim torna-se a capital do Império Alemão.

Em 1861, Otto von Bismarck, ao ser nomeado chanceler, enceta, a partir de 1864, uma política visando a posicionar a Prússia à cabeça de todos os estados de língua alemã em detrimento da Áustria. Para o efeito, a Prússia declarou, sucessivamente, guerra à Dinamarca, à Áustria e à França, assumindo o controle de Schleswig-Holstein, da Confederação da Alemanha do Norte (associação que englobava 22 estados e cidades livres) e das províncias da Alsácia e da Lorena. Em 18 de Janeiro de 1871, Bismark proclama o Império Alemão, tendo por capital Berlim, e Guilherme da Prússia como imperador (Kaiser). A abolição das barreiras comerciais e as indemnizações pagas pela França permitiram um enorme desenvolvimento industrial, com o consequente aumento populacional da cidade de Berlim e uma melhoria significativa das infraestruturas urbanas: novo sistema de esgotos (1876), iluminação eléctrica (1879) e instalação de telefones e da primeira linha férrea urbana (1881).

Im:Wikipedia

Keine Kommentare: