ops

Sonntag, 26. April 2009

seitens der Städte, London, Doris Lessing

LONDON - Em 1949 Doris foi para Londres como eu filho Peter Lessing.
KINO:G.Ludovice 2008

Doris Lessing CH, OBE, nascida Doris May Tayler, (Kermanshah, 22 de Outubro de 1919). Escritora britânica, autora de obra prolífica, que inclui trabalhos como as novelas The Grass is Singing e The Golden Notebook. A sua obra cobre um vasto leque estilístico, indo da autobiografia à ficção científica, com claras influências do modernismo.
Foi galardoada com o Prémio Nobel da Literatura de 2007, tendo a Academia Sueca apontado como razão determinante a existência na sua obra de características que fazem dela "a contadora épica da experiência feminina, que com cepticismo, ardor e uma força visionária escrutinou uma civilização dividida". Doris Lessing é a 11.ª mulher a ganhar este galardão nos seus 89 anos de história e a pessoa mais idosa que jamais o recebeu.

Doris Lessing foi oficialmente batisada como Doris May Tayler, em
Kermanshah, no Curdistão iraniano, então parte do Reino da Pérsia, onde viveu até os 6 anos de idade.
Filha do capitão Alfred Tayler e de sua mulher Emily Maude Tayler (nascida McVeagh), ambos cidadãos britânicos nascidos na Inglaterra. O seu pai tinha perdido uma perna durante a sua participação na Grande Guerra, e fora durante a sua convalescença da amputação que conhecera a sua futura esposa, então enfermeira no Royal Free Hospital de Londres. Após a Guerra, Alfred Tayler, que antes fora bancário, mudou-se com a família para Kermanshah, na Pérsia (agora Irão), aceitando um emprego como bancário no Imperial Bank of Persia, razão pela qual Doris Lessing ali nasceu em 1919.
Em 1925, quando a comissão de serviço terminou, a família mudou-se para a colónia britânica da Rodésia do Sul (hoje o Zimbabué), onde havia adquirido cerca de 1 000 acres (cerca de 405 ha) de matagal e o pai se pretendia fixar como agricultor, cultivando ali milho e tabaco.
Apesar da rudeza do ambienta que a rodeava, a mãe de Lessing pretendia levar na nova fazenda uma vida
eduardiana, o que talvez pudesse ter sido possível se a exploração prosperasse, o que não aconteceu, já que a fazenda, apesar do investimento e do esforço, não conseguiu atingir as expectativas criada.
Doris foi educada no Escola Secundária do Convento Dominicano de
Salisbúria (actual Harare), uma escola confessional só para raparigas operada pelas irmãs dominicanas. Nunca tendo gostado do ambiente criado pelas freiras que administravam a escola e em conflito permanente com a sua mãe, Doris abandonou a escola aos 13 anos, sendo autodidacta em toda a sua formação posterior.
Com o agudizar do conflito com a mãe, abandonou a casa aos 15 anos de idade, passando a trabalhar como ajudante de
ama, tomando conta das crianças de uma família. Por essa altura começou a ler materiais sobre política e sociologia que lhe eram emprestados pelos patrões. Por essa época, começou a escrever.

Em 1937, Doris mudou-se para Salisbúria para trabalhar como telefonista, casando em 1939 com Frank Charles Wisdom, com quem teve dois filhos (um filho e uma filha), antes do casamento se desfazer em 1943, quando o casal se separa ficando as crianças com o pai.
Após o seu divórcio, Doris é atraída para o Left Book Club, um círculo de leitores de inspiração comunista, tendo aí encontrado o seu segundo marido, o alemão Gottfried Lessing, que viria mais tarde a ser nomeado embaixador da República Democrática Alemã no Uganda, onde foi assassinado em 1979 durante a rebelião contra Idi Amin Dada. Casaram em 1945 e tiveram um filho (Peter Lessing) pouco antes do casamento ter acabado em novo divórcio no ano de 1949. Doris, que optou por manter o apelido germânico do segundo marido, partiu então para Londres na companhia do filho.
Pouco depois de se fixar em Londres com o filho Peter, Doris Lessing publica o seu primeiro romance, The Grass Is Singing (A Canção da Relva), saído a público ainda em
1949. O seu livro mais famoso, e que representaria o seu lançamento como escritora consagrada, foi The Golden Notebook (O Carnê Dourado), publicado em 1962.
Devido às campanhas públicas contra as armas nucleares e contra o regime de apartheid na África do Sul, Doris Lessing foi banida daquele país e da Rodésia durante muitos anos.
Para demonstrar as dificuldades enfrentadas por novos autores que queiram ver os seus livros editados, em
1984, tentou publicar duas novelas sob o pseudónimo de Jane Somers. As novelas foram rejeitadas pelo seu editor britânico, mas aceites por outro, Michael Joseph, e pela editora americana Alfred A. Knopf. A obra The Diary of a Good Neighbour foi publicada em 1983, e If the Old Could em 1984[17], tendo saído no Reino Unido e nos Estados Unidos da América ambas como escritas "Jane Somers.” Em 1984, ambas as novelas foram republicadas (Viking Books), como um volume único, sob o título de The Diaries of Jane Somers: The Diary of a Good Neighbor and If the Old Could, indicando Doris Lessing como a autora.
Doris Lessing declinou ser feita
dama, mas aceitou receber a ordem honorífica da Order of the Companions of Honour nos finais de 1999 pelo seu conspícuo serviço à nação. Foi também feita Companion of Literature pela Royal Society of Literature.

Os temas abordados por Doris Lessing variam extensamente, passando pelo exame das tensões inter-raciais, a política racial, a violência contra as crianças, os movimentos feministas e a exploração do espaço exterior.
A produção literária de Lessing é em geral dividida em três fases distintas, embora interrelacionadas e intercorrentes:
Temas de inspiração comunista (1944-1956), um período em que as temáticas sociais, encaradas de forma radical e sem compromisso, dominavam a sua produção literária. Embora de forma diferente, retornou a esta temática com a sua obra The Good Terrorist (1985);
Temas de análise psicológica (1956-1969), intimistas e de carácter quase autobiográfico;
Temas de inspiração sufista (1970-2000), explorados num ambiente de ficção científica enquadrado pela série Canopus.
Ao contrário de alguns autores, conhecidos principalmente pelos seu trabalho considerado como parte da mainstream social da sua época, Doris Lessing nunca hesitou admitir que escreve ficção científica. Ela foi mesmo a autora convidada de honra na 45.ª World Science Fiction Convention, a Worldcon, fazendo aí um discurso muito bem recebido, no qual descreveu a sua obra de ficção científica Memoirs of a Survivor como "uma tentativa de autobiografia".

A sua novela The Golden Notebook é considerada um clássico feminista por alguns estudiosos, mas não pela própria autora, que mais tarde escreveu que o tema da novela, centrado na análise de estados de ruptura mental como forma de obter uma cura das angústias próprias e de se auto-libertar de ilusões, tinha sido mal compreendido pelos críticos. Ela também lamenta que os críticos tenham ignorado a estrutura excepcional da novela. Como ela explica em Walking in the Shade, Lessing modelou Molly, em grande parte, sobre a sua boa amiga Joan Rodker, filha do autor e editor John Rodker.
Doris Lessing não gosta da idéia de ser considerada como uma autora
feminista. Quando inquirida sobre essa asserção, respondeu:
O que as feministas pretendem de mim é algo que ainda não alcançaram, que apenas pode vir da religião. Querem que eu preste testemunho. O que elas realmente gostariam realmente de me ouvir dizer era: 'Oh, irmãs, eu estou lado a lado convosco na vossa luta a caminho de um amanhecer dourado onde todos esses homens brutais não existirão mais.' Será que querem que as pessoas façam declarações simplistas acerca de homens e mulheres? De facto, querem! Com grande pena minha cheguei a esta conclusão.

Prémio Nobel de Literatura 2007
Doris Lessing disse num programa de rádio da BBC em Maio de 2008 que o facto de ter recebido o prestigiado prémio em 2007 redundou num "maldito desastre". Isto porque a subsequente atenção dos media, com constantes pedidos para entrevistas e sessões de fotografia, lhe tirou toda a energia para escrever uma linha que seja.


Obras publicadas
São as seguintes, ordenadas cronologicamente, as obras publicadas por Doris Lessing:
The Grass is Singing (1950)
This Was the Old Chief's Country (colectânea) (1951)
Five (contos) (1953)
Through the Tunnel (1955)
Fourteen Poems (1959)
Children of Violence (série) (1952-1969):
Martha Quest (1952)
Five (contos) (1953)
A Proper Marriage (1954)
A Ripple from the Storm (1958)
Landlocked (1965)
The Four-Gated City (1969)
Going Home (memórias) (1957)
The Habit of Loving (colectânea) (1957)
Wine (contos) (1957)
In Pursuit of the English (ensaio) (1960)
The Golden Notebook (1962)
Play with a Tiger (peça de teatro) (1962)
A Man and Two Women (colectânea) (1963)
African Stories (colectânea) (1964)
Cat Tales:
Particularly Cats (histórias e não ficção) (1967)
Particularly Cats and Rufus the Survivor (1993)
The Old Age of El Magnifico (histórias e não ficção) (2000)
Briefing for a Descent into Hell (1971)
The Temptation of Jack Orkney and other Stories (colectânea) (1972)
The Summer Before the Dark (1973)
A Small Personal Voice (ensaio) (1974)
Memoirs of a Survivor (1974)
Canopus in Argos: Archives (série) (1979-1983):
Shikasta (1979)
The Marriages Between Zones Three, Four and Five (1980)
The Sirian Experiments (1980)
The Making of the Representative for Planet 8 (1982)
The Sentimental Agents in the Volyen Empire (1983)
Stories (colectânea) (1978)
Publicadas sob o pseudónimo de Jane Somers:
The Diary of a Good Neighbour (1983)
If the Old Could... (1984)
The Good Terrorist (1985)
Prisons We Choose to Live Inside (ensaios) (1987)
The Wind Blows Away Our Words (1987)
The Fifth Child (1988)
African Laughter: Four Visits to Zimbabwe (memórias) (1992)
London Observed: Stories and Sketches (colectânea) (1993)
Conversations (intervistas editadas por Earl G. Ingersoll) (1994)
Autobiografia de Doris Lessing:
Under My Skin: Volume One of My Autobiography, to 1949 (1994)
Walking in the Shade: Volume Two of My Autobiography 1949 to 1962 (1997)
Spies I Have Known (colectânea) (1995)
Love, Again (1996)
The Pit (colectânea) (1996)
Mara and Dann (1999)
Ben, in the World (uma sequela da obra The Fifth Child)
ISBN 0-06-093465-4 (2000)
The Sweetest Dream
ISBN 0-06-093755-6 (2001)
The Grandmothers : Four Short Novels
ISBN 0-06-053010-3 (2003)
The Story of General Dann and Mara's Daughter, Griot and the Snow Dog (uma sequela da obra Mara and Dann) (2005)
The Cleft (2007), (tradução
portuguesa: A Fenda, Lisboa: Editorial Presença, 2008, ISBN.: 978-972-23-3938-4)
im:Wikipedia

Keine Kommentare: