ops

Donnerstag, 20. August 2009

seitens der Städte.. Praha: Frank Gehry

Casa Dançante, Praha 2009
Kino:G.Ludovice

Frank Owen Gehry

Nascido Ephraim Owen Goldberg (Toronto, 28 de fevereiro de 1929) é um arquitecto canadense, naturalizado estado-unidense.
Ganhador do
Pritzker Prize, que é tido como o Nobel da arquitectura.
Gehry conhecido pelo seu
design arrojado na arquitetura, repleto de estruturas curvas, geralmente em metal. Seus projetos, implantados em diferentes cidades do mundo, tornaram-se atrações turísticas e incluem residências, museus e sedes de empresas.

Sua obra mais famosa é o Museu Guggenheim Bilbao, em Bilbao, Espanha, todo feito revestido de titânio. Outros projetos importantes são o Walt Disney Concert Hall no centro de Los Angeles, a Casa Dançante em Praga, República Checa, e sua residência particular, em Santa Mônica, California, os quais marcaram o início de sua carreira.


O Vitra Design Museum é um museu de património privado, internacionalmente renomado, para design em Weil am Rhein, Alemanha.

Nascido em Toronto numa família judaica, Gehry mudou-se aos dezessete anos para Los Angeles, Califórnia, para depois se formar na University of Southern California em arquitectura. Depois estudou planejamento urbano em Harvard. Actualmente vive em Los Angeles.
Em
2007 projectou e realizou no Walt Disney Concert Hall um palco desmontável inspirado numa taverna lisboeta, para a actuação da cantora portuguesa Mariza naquela sala. Foi a primeira vez que Frank trabalhou tão próximo de um artista ligado à música.

A Casa Dançante (em checo Tančící dům) é um prédio de escritórios no centro de Praga, na República Checa. Ela foi desenhada pelo arquitecto Vlado Milunić, em cooperação com o arquitecto canadense Frank Gehry em uma área ribeirinha vazia na qual havia um prédio que foi destruído durante o Bombardeio de Praga, em 1945. A construção iniciou em 1994 e terminou em 1996.
O estilo não tradicional era muito controverso na época. O presidente checo Václav Havel, que viveu próximo por décadas apoiou o projeto, esperando que o prédio se tornasse um centro de atividades culturais.
Originalmente chamada
Fred e Ginger (Fred Astaire e Ginger Rogers - a casa lembra vagamente um par de dançarinos) a casa situa-se entre os prédios neobarroco, neogótico e art nouveau pelos quais Praga é famosa.
Na cobertura existe um restaurante francês com vistas magníficas da cidade. Os planos de se tornar um centro cultural não foi realizado. Hoje é um prédio comercial com firmas multinacionais. Como é situado em uma rua bastante movimentada, o prédio depende de circulação forçada de ar, fazendo com que o interior fique menos agradável aos ocupantes.
Im: Wikipedia

Keine Kommentare: