ops

Montag, 10. November 2008

seitens der Städte.. NICE: Le Clézio


NICE 2007
Im Kino:G.Ludovice

Jean-Marie Gustave Le Clézio
Nobel de literatura de 2008

Nasceu em Nice, em Abril de 1940, e formou-se no equivalente ao curso clássico antes de cursar estudos universitários na Grã-Bretanha e no Instituto de Estudos Literários de Nice.

Em 1964, obteve o mestrado na Universidade de Aix-en-ProvenceLe Clézio é um dos escritores franceses modernos mais traduzidos no exterior.

Publicou o seu primeiro romance aos 23 anos, e é considerado um autor de vanguarda por causa do tratamento experimental que dá ao romance.
- Chamou a atenção já em seu primeiro romance, "Le Procès-Verbal" , de 1963, que recebeu o prémio Theophraste Renaudot. O livro já trazia um dos seus temas centrais, a passagem entre pensamentos comumente aceites para estados extremos da mente.
- Em seguida, Le Clézio publicou outros livros que descreviam crises, como a colecção de contos "La Fièvre" (1965) e "Le Déluge" (1966), em que apontava para a perturbação e o medo predominantes nas grandes cidades ocidentais.

- As constantes viagens de Le Clézio se reflectem na ambientação dos seus livros, e sua consagração definitiva como romancista veio com "Désert" (1980), que lhe rendeu um prémio da Academia Francesa.
A obra contém alusões a uma cultura perdida no deserto norte-africano, contrastando com uma descrição da Europa vista pelos olhos de imigrantes indesejados.

- Entre as obras mais recentes de Le Clézio está "Ballaciner" (2007), um ensaio profundamente pessoal sobre a história do cinema e sua importância na vida do escritor, desde os projectores a manivela da infância, o culto ao cinema na adolescência do autor e suas incursões adultas sobre a arte cinematográfica desenvolvida em partes remotas do planeta.
- Um novo livro, "Ritournelle de la faim", acaba de ser lançado.
Im: Reuters e http://www.nobel.org/

Keine Kommentare: