Im kino:G.Ludovice
Günter Grass (ou Günter Graß) nascido a 16.10.1927, é um intelectual e escritor alemão nascido na cidade de Danzig, posteriormente Gdansk, cuja obra alternou a actividade literária com a escultura enquanto participava de forma activa da vida pública de seu país e lhe deu um Prémio Nobel de Literatura em 1999. Também é reconhecido como um dos principais representantes do teatro do absurdo da Alemanha.
Grass estudou em Dantzig e, aos 17 anos, aderiu à juventude nazista, através da Waffen-SS. Ferido na guerra (1945), foi preso em Marienbad, então Tchecoslováquia, e libertado no ano seguinte. Trabalhou em minas e fazendas e como aprendiz de pedreiro e estudou desenho e escultura na Academia de Arte de Düsseldorf no final da década e frequentou a Academia de Artes de Berlim de 1953 a 1955.
Grass estudou em Dantzig e, aos 17 anos, aderiu à juventude nazista, através da Waffen-SS. Ferido na guerra (1945), foi preso em Marienbad, então Tchecoslováquia, e libertado no ano seguinte. Trabalhou em minas e fazendas e como aprendiz de pedreiro e estudou desenho e escultura na Academia de Arte de Düsseldorf no final da década e frequentou a Academia de Artes de Berlim de 1953 a 1955.
Já escrevia poemas, lidos para um grupo de escritores influentes, o grupo 47, mas só depois de mudar para Paris, em 1956, passou a se dedicar à literatura e publicou seu primeiro êxito como escritor, o romance de crítica social "Die Blechtrommel" (O tambor). Seguiram-se "Katz und Maus" (1961) e "Hundejahr" (1963).
O Tambor (1959), foi adaptado para o cinema em 1979 por Volker Schlöndorf. Nesse livro, aborda a sua infância em Danzig, esboçando ao mesmo tempo um panorama provocador da história da Alemanha e da Polônia no século XX.
Tudo é mostrado a partir do ponto de vista do pequeno Oskar Matzerath, que não cresceu e que aos 30 anos acaba numa instituição psiquiátrica na Alemanha do "boom" econômico.
Decide então avaliar sua vida. Com essa figura controversa e o gosto pela efabulação próprio do escritor, os traços de crítica grotesca que ele apresenta, seu estilo narrativo experimental e transbordante, o romance adquire feições barrocas.
O gosto de Grass pelo barroco ficou patente no relato Das Treffen in Telgte (1979). Juntamente com O Tambor, os livros O Gato e o Rato (1961) e Anos de Cão (1963) completam a chamada "Trilogia de Dantzig".
A obra de Grass inclui também os romances Anestesia Local (1969) e Aus dem Tagebuch einer Schnecke (1972) – em que o escritor relata as suas experiências nas campanhas com Willy Brandt e o SPD, O Linguado (1977) e Rahin (1986).
Escreveu ainda várias novelas e ensaios, peças teatrais e poesia (Vorzüge der Windhühner, 1956; Gleisdreieck, 1960, e Ausgefragt, 1967).
Estuda escultura e produz importante obra gráfica e escultural. De espírito crítico e provocativo, distanciado da social-democracia apesar de sua simpatia por ela, envolve-se frequentemente no debate político sobre o estado da República.
Também escreveu poesias e peças de teatro, como em "Noch zehn Minuten bis Buffalo" (1957) e "Die Plebejer proben den Aufstand" (1965). De ideais políticos de esquerda, participou de forma ativa da vida pública de seu país e provocou polémica em torno de sua produção, renovou a literatura alemã do pós-guerra por meio de textos de ironia e do grotesco, especialmente satirizando a complacente atmosfera do milagre económico da reconstrução pós-nazista.
im:netsaberbiografias
O Tambor (1959), foi adaptado para o cinema em 1979 por Volker Schlöndorf. Nesse livro, aborda a sua infância em Danzig, esboçando ao mesmo tempo um panorama provocador da história da Alemanha e da Polônia no século XX.
Tudo é mostrado a partir do ponto de vista do pequeno Oskar Matzerath, que não cresceu e que aos 30 anos acaba numa instituição psiquiátrica na Alemanha do "boom" econômico.
Decide então avaliar sua vida. Com essa figura controversa e o gosto pela efabulação próprio do escritor, os traços de crítica grotesca que ele apresenta, seu estilo narrativo experimental e transbordante, o romance adquire feições barrocas.
O gosto de Grass pelo barroco ficou patente no relato Das Treffen in Telgte (1979). Juntamente com O Tambor, os livros O Gato e o Rato (1961) e Anos de Cão (1963) completam a chamada "Trilogia de Dantzig".
A obra de Grass inclui também os romances Anestesia Local (1969) e Aus dem Tagebuch einer Schnecke (1972) – em que o escritor relata as suas experiências nas campanhas com Willy Brandt e o SPD, O Linguado (1977) e Rahin (1986).
Escreveu ainda várias novelas e ensaios, peças teatrais e poesia (Vorzüge der Windhühner, 1956; Gleisdreieck, 1960, e Ausgefragt, 1967).
Estuda escultura e produz importante obra gráfica e escultural. De espírito crítico e provocativo, distanciado da social-democracia apesar de sua simpatia por ela, envolve-se frequentemente no debate político sobre o estado da República.
Também escreveu poesias e peças de teatro, como em "Noch zehn Minuten bis Buffalo" (1957) e "Die Plebejer proben den Aufstand" (1965). De ideais políticos de esquerda, participou de forma ativa da vida pública de seu país e provocou polémica em torno de sua produção, renovou a literatura alemã do pós-guerra por meio de textos de ironia e do grotesco, especialmente satirizando a complacente atmosfera do milagre económico da reconstrução pós-nazista.
Com uma obra que contesta, desde o início, as ideias nazistas que o atraíram na juventude, hoje é considerado o porta-voz literário da geração alemã que cresceu durante o nazismo, e descreve a si mesmo como um Spätaufklärer, um devoto da iluminação em uma era cansada da razão.
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