Mittwoch, 30. September 2009
Montag, 28. September 2009
seitens der Städte, Praha, Franz Kafka
Old Square Town
Zdese 3.7.1883 Narodil Franz Kafka / Born here
Seu estilo literário presente em obras como a novela A Metamorfose (1915), e romances incluindo O Processo (1925) e O Castelo (1926) retratam indivíduos preocupados em um pesadelo de um mundo impessoal e burocrático.
Filho mais velho de Herrmann Kafka, um abastado comerciante judeu, e de sua esposa Julie, nascida Löwy. Nascem depois dele dois meninos, que irão morrer pouco tempo após o nascimento, fato que segundo alguns psicólogos especialistas na obra de Kafka, será um factor determinante para o sentimento de culpa presente nos seus livros; e três meninas, sendo Ottilie a sua irmã favorita, com quem ele chega a morar algumas vezes.
No ano de 1902 conhece Max Brod, seu grande amigo, e no ano de 1922 pedirá a ele para que destrua todas as suas obras após sua morte.
Em 1903, Kafka tem sua primeira relação sexual, o que lhe trará insegurança por toda sua vida. Neste ano também, ele fará sua primeira visita a um sanatório. Teve vários casos amorosos mal resolvidos, uns por intervenção dos pais das moças, outros por desinteresse próprio.
Entre 1914 e 1924, Kafka esteve três vezes perto do casamento. Desistiu sempre. Tentou primeiro por duas ocasiões com Felice Bauer, uma alemã com quem se correspondeu até 1917. A penúltima vez foi com Milena Jesenská, mais nova do que ele. A sua última namorada e até à sua morte foi Dora.
Kafka falece dia 3 de junho de 1924 no sanatório Kierling perto de Klosterneuburg na Áustria. A causa oficial da sua morte foi insuficiência cardíaca, apesar de sofrer de tuberculose desde 1917.
O seu livro A Metamorfose (1915) narra o caso de um homem que acorda transformado num gigantesco inseto; O Processo (1925) conta a história de um certo Josef K., julgado e condenado por um crime que ele mesmo ignora; O Castelo (1926), o agrimensor K. não consegue ter acesso aos senhores que o contrataram. O livro Na Colônia Penal (1914) fala sobre uma máquina que tem o poder de executar sentenças. Trata-se de uma história absurda sobre uma Colônia que usa esta máquina para torturar e matar pessoas, sem que estas sequer saibam o porquê de sua morte. O livro é uma crítica aos sistemas despóticos de poder. Essas quatro obras-primas definem não apenas boa parte do que se conhece até hoje como "literatura moderna", mas o próprio carácter do século: kafkaniano.
Autor de várias colectâneas de contos, Kafka escreveu também a avassaladora Carta ao Pai (1919) e centenas de páginas de diários. Deixou inacabado o romance Amerika.
Morreu num sanatório perto de Viena, onde se internou com tuberculose. Desde então, seu legado - resgatado pelo amigo Max Brod - exerce enorme influência na literatura mundial.
A escrita de Kafka é marcada pelo seu tom despegado, imparcial, atenciosa ao menor detalhe, e que abrange os temas da alienação e perseguição. Os seus trabalhos mais conhecidos abrangem temas como as pequenas histórias A Metamorfose, Um artista da fome e os romances O Processo, América e O Castelo. Os seus contos são julgados como verdadeiros e realistas, em contato com o homem do século XXI, pois os personagens kafkanianos sofrem de conflitos existenciais, como o homem de hoje. No mundo kafkaniano, os personagens não sabem que rumo podem tomar, não sabem dos objetivos da sua vida, questionam seriamente a existência e acabam sós, diante de uma situação que não planejaram, pois todos os acontecimentos se viraram contra eles, não lhes oferecendo a oportunidade de se aproveitar da situação e, muitas vezes, nem mesmo de sair desta. Por isso, a temática da solidão como fuga, a paranóia e os delírios de influência estão muito ligados à obra kafkiana, sendo comum a existência de personagens secundários que espiam, e conspiram contra o protagonista das histórias de Kafka (geralmente homens, à exceção de alguns contos onde aparecem animais e raros onde a personagem principal é uma mulher). No fundo, estes protagonistas não são mais que projecções do próprio Kafka, onde ele expõe os seus medos, a sua angústia perante o mundo, a sua solidão interior.
Livros e Contos
Cenas de um Casamento no Campo (1907)
Considerações (1908)
Aeroplano em Brescia (1909)
Amerika (1910,1927)
O Veredicto (1912)
A Metamorfose (1912, 1915)
A Sentença (1912, 1916)
Meditação (1913)
Contemplação: O Foguista (1913)
Diante da Lei (1914, 1915)
A Colônia Penal (1914, 1919)
O Processo (1914,1925)
Um Relatório para a Academia (1917)
A Preocupação de um Pai de Família (1917)
A Muralha da China (1917, 1931)
Carta ao Pai (1919)
Um Médico Rural (1919)
Poseidon (1920)
Noites (1920)
Sobre a Questão das Leis (1920)
Primeiro Sofrimento (1921)
Cartas a Milena (1920, 1923)
Investigações de um Cão (1922)
Um Artista da Fome (1922, 1924)
O Castelo (1922, 1926)
Uma Pequena Mulher (1923)
A Construção (1923)
Josefina, a Cantora ou O Povo dos Ratos (1924)
Sonhos
The Trial - Orson Welles (1963)
The Castle - Rudolph Noelte (1968)
Informe para una academia - Carles Mira (1975)
The metamorphosis of Mr. Samsa - Caroline Leaf (1977)
Informe per a una acadèmia - Quim Masó (1989)
Kafka - Steven Soderbergh (1991)
The Metamorphosis of Franz Kafka - Carlos Atanes (1993)
Amerika - Vladimir Michalek (1994)
Das Schloss - Michael Haneke (1996)
La metamorfosis - Josefina Molina (1996)
The Trial - David Hugh Jones (1996)
Metamorfosis - Fran Estévez (2004)
Sonntag, 27. September 2009
Wörter über Städte
seitens der Städte.. LONDON: John Hunter
Anatomista e cirurgião britânico, nascido em Long Calderwood, próxima a Glasgow, Escócia, especialista em várias áreas médicas, entre elas tratamento cirúrgico de aneurismas, transplantes e regeneração de tecidos e doenças venéreas e fundador da anatomia patológica na Inglaterra. Começou a estudar anatomia com seu irmão (1748), o anatomista e obstetra William Hunter (1718-1783) e, ainda, com vários outros cirurgiões antes de fazer matrícula e se formar na University of Oxford.
Joffre M. de Rezende Professor Emérito da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás. Membro da Sociedade Brasileira e da Sociedade Internacional de Histõria da Medicina.
Donnerstag, 24. September 2009
Mittwoch, 23. September 2009
Dienstag, 22. September 2009
seitens der Städte.. PRAHA: Bohuslav Martinů
Kino:Hope
He became a violinist in the Czech Philharmonic Orchestra, and taught music in his home town. In 1923 Martinů left Czechoslovakia for Paris, and deliberately withdrew from the Romantic style in which he had been trained. In the 1930s he experimented with expressionism and constructivism, and became an admirer of current European technical developments, exemplified by his orchestral works Half-time and La Bagarre.
He emigrated to the United States in 1941, fleeing the German invasion of France. Although as a composer he was successful in America, receiving many commissions, he became homesick for Czechoslovakia. He never returned to his native country, and he died in Switzerland.
Martinů was born in a church tower in Polička, Bohemia, where his father (a shoemaker) was a watchman. As a child he developed a local reputation, giving his first public concert in his hometown in 1905. In 1906 he became a violin student at the Prague Conservatory, where he studied briefly before being dismissed for "incorrigible negligence". He continued his studies on his own.
He spent the
His notable students include Alan Hovhaness, H. Owen Reed, Jan Novák, Vítězslava Kaprálová, Howard Shanet, Peter Pindar Stearns, and Burt Bacharach.
Martinů spent his later years in Switzerland, never returning to his homeland.[2] He died in Liestal
His music displays a wide variety of influences: works such as La Revue de Cuisine (1927) are heavily influenced by jazz, while the Double Concerto for two string orchestras, piano and timpani (1938) is one of many works to show the influence of the Baroque concerto grosso. Other works are influenced by Czech folk music. He also admired the music of Claude Debussy and Igor Stravinsky, among other composers.
One of Martinů's lesser known works is a piece featuring the theremin commissioned by Lucie Bigelow Rosen. Martinů started working on this commission in the summer of 1944 and finished his Fantasia for theremin, oboe, string quartet and piano on October 1, dedicating it to Rosen, who premiered the piece as theremin soloist in New York on November 3, 1945, along with the Koutzen Quartet and Robert Bloom.
His opera The Greek Passion is based on the novel of the same name by Nikos Kazantzakis.
Montag, 21. September 2009
Samstag, 19. September 2009
seitens der Städte, London, John Constable
Kino:G.Ludovice
Foi um dos artistas pioneiros na percepção e estudo da mudança dos efeitos da luz e condições atmosféricas na arte. Constable, que fez da natureza seu tema principal, dedicou-se à compreensão e desenvolvimento de novos caminhos para descrever a mutação. O céu, principalmente, o encantou devido às mudanças de luminosidade na natureza as quais governam tudo. Marcou fortemente esta sua obsessão com estudos das nuvens e da abóbada celeste, também experimentou diferentes técnicas com folhas molhadas e sereno, capturando novos efeitos, para retratá-los em seus trabalhos.
BrightonNascido no vilarejo de East Bergholt, em Suffolk, Constable sempre agradeceu ao maravilhoso céu local sua decisão de se tornar pintor. Difíceis de catalogar num ou noutro movimento, seus quadros têm algo dos impressionistas na execução e tratamento da cor, mas são definitivamente românticos em seus motivos. De fato, Constable foi um dos primeiros pintores a representar a paisagem com um novo realismo sentimental, embora de maneira mais austera do que Turner ou Friedrich.
Brighton beachO início de sua carreira artística não foi fácil: a família se opunha, e a Academia da Inglaterra recusou seus quadros, considerando-os fora dos padrões acadêmicos, devido ao já mencionado tratamento impressionistas da cor. A obra de Lorrain e de Poussin foi definitiva para sua formação, bem como as paisagens de Rubens.
Constable teve oportunidade de conhecer a obra de todos esses artistas pelos originais pertencentes à coleção particular do aristocrata Beaumont. Entusiasmou-se também pelas obras de Gainsborough e Reynolds, cujas teorias pôs em prática. A exemplo dos impressionistas, Constable preferia pintar ao ar livre e nas suas telas tentava plasmar as alterações nas condições da natureza tal como ocorriam: névoa, chuva fina, sol tênue, umidade. Um dos quadros mais bem aceitos pela crítica foi O Carro de Feno, que lhe valeu a medalha de ouro da Academia. Até Delacroix tentou copiar os céus de Constable, deslumbrado com a força e o sentimento de sua trabalhada luminosidade.
Constable tinha grande afinidade com a poesia e ocasionalmente exibiu seus escritos. Constable ganhou reconhecimento da sua obra lentamente, primeiro na França e depois na Inglaterra. Faleceu em 1837 e foi um inspirador fundamental para os pintores do Romantismo e pintores de paisagem de forma geral.
A Carroça do Feno
Stonehenge
A Catedral de Salisbúria Vista do Jardim do Bispado
Estudo das Nuvens em Hampstead
Im:Wikipedia / Ligações externas WebMuseum: John Constable Olga's Gallery: John Constable Artigo: "John Constable – English Landscape Painter"