ops

Montag, 14. September 2009

seitens der Städte, Bern, Friedrich Dürrenmatt

Friedrich Dürrenmatt

(Konolfingen, 5 de janeiro de 1921Neuchâtel, 14 de dezembro de 1990) foi um autor e dramaturgo suíço. Era um proponente do teatro épico cujas peças refletiram as recentes experiências da Segunda Guerra Mundial. O politicamente ativo autor ganhou a maior parte de sua fama devido a seus dramas vanguardistas, profundos romances policiais, e algumas sátiras macabras. Um de seus principais bordões era: "uma história não está terminada até que algo tenha dado extremamente errado".

Nasceu no Emmental, pequeno distrito de Berna, era filho de um pastor protestante. Seu avô foi o político conservador Ulrich Dürrenmatt. A família mudou-se para Berna em 1935, por motivos econômicos. Dürrenmatt não foi um excelente aluno, apenas mantinha as médias da sala.O dramaturgo deu início aos estudos de filosofia e do idioma e da literatura alemã na Universidade de Zurique em 1941, mas deixou-os após somente um semestre.No verão de 1942 ele recebeu sua base de treinamento militar, mas devido à sua deficiência visual, ele foi dispensado do Hilfdiest ( auxiliar de serviços). Continuou seus estudos na Universidade de Berna. Em 1943, decidiu transformar-se num autor e parou sua investida acadêmica. Em 1945-46, escreveu sua primeira peça Es steht geschrieben. Em 1947, casou-se com a atriz Lotti Geissler, que morreu em 1983. Dürrenmatt casou-se novamente em 1984 com outra atriz chamada Charlotte Kerr. A pintura também esteve presente na obra desse escritor. Ele desenhou muitos quadros, e estes faziam referências às suas peças teatrais.Muitas dessas pinturas podem ser apreciadas no Centre Dürrenmatt Neuchâtel, localizado na Suíça na cidade de Neuchâtel, na antiga residência do próprio dramaturgo.


"Invista mais tempo no seu trabalho do que trabalho no seu tempo."
- Stecke mehr Zeit in deine Arbeit als Arbeit in deine Zeit
Como Brecht, Dürrenmatt explorou as vertentes do teatro épico. Suas peças visavam envolver o público a um debate teórico, e não somente servir como entretenimento puramente passivo.
Quando estava com 26 anos, sua primeira peça, Está Escrito , em alemão Es steht geschrieben, estreou causando grande controvérsia. A história da peça se passa em torno de uma batalha entre um cínico obcecado pelo sucesso e um religioso fanático que leva as escrituras ao pé da letra, tudo isto acontecendo enquanto a cidade em que vivem está cercada. A noite de estréia da peça, em abril de 1947, causou confusão e protestos por parte do público.



Friedrich Dürrenmatt teve repercussão mundial com a peça O Casamento do Senhor Mississipi ,Die Ehe des Herrn Mississippi ( 1952). Também há a peça A Visita da Velha Senhora ,Der Besuch der alten Dame, (1956), que fala sobre um rico benfeitor que visita seus beneficiados, é o trabalho mais conhecido nos Estados Unidos. É no ínterim da Guerra Fria que viveu o autor suíço Friedrich Dürrenmatt, e é justamente nessa época que o dramaturgo escreve a peça teatral Die Physiker ( 1962 ) que vai por em voga os avanços da física em um mundo cheio de pessoas sem escrúpulos, assim como as conseqüências dessas novas descobertas . O autor preocupava-se com o que acontecia no mundo e muitas vezes ele levava essas preocupações para o palco. Quando Hiroshima e Nagasaki foram devastadas pela bomba atômica lançada através da Força Aérea dos Estados Unidos da América, o autor suíço tinha 24 anos, assim ele pode ver o poder que o homem possuía e o quanto isso poderia afetar na vida de todos nós. São justamente essas ações que ele levanta na obra Os Físicos.
É importante dizer que Dürrenmatt fez uma revisão do livro Brighter than Thousand Suns: A Personal History of the Atomic Scientists( 1956) , que discorre sobre o Projeto Manhattan ( era um projeto para desenvolver as primeiras armas nucleares pelos Estados Unidos), e isso influenciou os pensamentos do dramaturgo ao escrever a peça citada. Na peça Os Físicos o dramaturgo expõe uma situação em que o personagem tentava esconder suas descobertas físicas para o bem da própria humanidade, mas será que esse seria o caminho correcto? Pelo visto não, pois as descobertas de Möbius acabam caindo nas mãos da Doutora Mathilde Von Zahnd que apresentava traços de loucura. Seus pontos de vista sobre o teatro foram escritos no livro Theaterprobleme ( 1955)




Em 1990, ele fez duas famosas homenagens, uma em honra de Václav Havel (Die Schweiz, ein Gefängnis? / Switzerland as Prison?) e outra em honra de Mikhail Gorbachev (Kantos Hoffnung / Kants Hope). Dürrenmatt por diversas vezes comparou as três religiões abraãmicas com o Marxismo, o qual também via como uma religião.
Mesmo se existirem semelhanças entre Dürrenmatt e
Brecht, Dürrenmatt jamais tomou alguma posição política, mas representou uma pragmática filosofia de vida. Em 1969, viajou aos Estados Unidos; em 1974, a Israel; e em 1990, a Oświęcim (Auschwitz), na Polônia.

(Títulos traduzidos literalmente)
Es steht geschrieben (1947) (Está escrito)
Der Blinde (1947) (Os cegos)
Romulus der Große (1950) (Romulo o grande)
Der Richter und sein Henker (1952) (O juiz e seu carrasco)
Die Ehe des Herrn Mississippi (1952) (O matrimonio do senhor Mississipi)
Der Verdacht (1953) (A suspeita)
Der Besuch der alten Dame (1956) (A visita da velha senhora)
Die Panne (1956) (A avaria)
Das Versprechen (1958) (A promessa)
Die Physiker (1962) (os físicos)
Der Meteor (1966) (O meteoro)
Play Strindberg (1969)
Der Sturz (1971) (A queda)
Achterloo (1982)
Justiz (1985) (Justiça)



Trabalhos de Dürrenmatt em película
It Happened in Broad Daylight (1958, Es geschah am hellichten Tag)
The Visit (1964, Der Besuch der alten Dame)
Once a Greek (1966, Grieche sucht Griechin)
Getting Away with Murder (1970, The Judge and His Hangman)
Hyènes (1992)
Justiz (1993)
The Pledge (2001, Das Versprechen)
Deadly Games (1982, Trapp)
Im:wikipedia/youtube

Keine Kommentare: