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Donnerstag, 17. September 2009

seitens der Städte, Praha, Smetana

PRAHA 2009
Kino:G.Ludovice

Bedřich Smetana

Bedřich Smetana, Boémia Oriental, 2 de Março de 1824 - Praga, 12 de Maio de 1884) foi um compositor checo. Sua obra mais famosa é O Moldava (Vltava) do poema sinfônico Minha Pátria (Má Vlast).
Estátua em homenagem a Smetana em Litomyšl.

Estudou piano e violino desde pequeno, e sofreu resistências da família pela opção de carreira na área da música. Estudou música em Praga e foi contratado como músico numa família de nobres. O compositor Franz Liszt, em 1848, apoiou-o para criar a sua própria escola de música.
Em Setembro de
1855, Smetana perdeu a sua filha Bedřiska, então com quatro anos de idade, perdendo outro filho nove meses depois. Deprimido, Smetana passou a dedicar-se à composição. Desta época data o seu «Trio para violino, violoncelo e piano em sol menor» (op. 15).
No ano seguinte, Smetana mudou-se para
Gotemburgo, na Suécia, onde permaneceu até 1863. Durante esse período realizou muitos recitais e concertos.

Bedřich, devido à tensão nervosa e à sífilis, começou a ficar surdo em Março de 1874, aos 50 anos, aquando da estreia da sua ópera «As Duas Viúvas». Alguns meses depois, a 20 de Outubro de 1874, ficou afectado por surdez total. Ainda viveu 10 anos na mais completa surdez, compondo ainda muita música, tal como o poema sinfónico «Minha Pátria» («Má Vlast»), com a parte musical mundialmente conhecida «O Moldava» («Vltava»), em sol maior, de 1874, evocando o rio Moldava ou Vltava – afluente do rio Elba – , bem como as óperas «O Beijo» (1876), «O Segredo» (1878) e «A Parede do Diabo» (1882). Smetana é considerado como o pai da escola musical checa. Antonín Dvořák será o seu seguidor.
Smetana é, juntamente com
Ludwig van Beethoven e Fauré, um dos compositores que escreveram música em total surdez.
Faleceu em 1884 num
manicómio na cidade de Praga, surdo e acometido de problemas neurológicos decorrentes de sífilis.

Considerado o fundador da escola tcheca de composição, Bedrich Smetana, nasceu na Boêmia a 2 de março de 1824. Cresceu falando alemão e dando aulas de música para uma família de aristocratas em Praga.
Era um dos 18 filhos de Frantisek Smetana, gerente de uma fábrica de cerveja nos domínios do Conde de Waldstein.
Teve contato com a música desde pequeno, pois seu pai era violinista amador e de muito bom gosto, a julgar pelo repertório que, segundo os biógrafos, se praticava na casa onde o menino Smetana, além de músico de quarteto, era cantor e improvisador ao piano e ao violino, rivalizando na história com o próprio Mozart na condição de prodígio.
Smetana estudou musica na cidade de Pilsen, e lá ficou amigo da família Kolar, a qual seu pai conhecia desde 1831. A essa famíia pertencia Katerina, pianista de talento reconhecido em Praga, onde havia tido aulas com Josef Proksch. Katerina, com quem Smetana fizera, desde menino, duos, seria o grande amor de sua vida.




Foi graças aos Kolar que o futuro pai da música tcheca conseguiu terminar seus estudos na capital, orientado pelo mesmo professor de Katerina.
A sua decisão, porém, de dedicar-se inteiramente à música provocou sérios conflitos com seu pai, pois o antigo cervejeiro do Conde de Waldstein atravessava uma situação económica dificílima.
Em 1843, então com 19 anos, Smetana participou como guerrilheiro dos levantes nacionalistas tchecos em Praga, ao ponto de tornar-se um terrorista urbano no combate aos austríacos.
Tornou-se um nacionalista ferrenho e, ao 24 anos, ele que praticamente só falava alemão, empenhou-se em estudar tchecho como forma de resistência.
Nesses intempestivos dias de Praga, a amizade e o relacionamento artístico entre Smetana e Katerina acabaria transformando-se em uma grande paixão que desembocaria no casamento, em 1849.
À época do casamento, Smetana já era uma personalidade em Praga.
Havia sido maestro residente da família do Conde Leopold Thun, era o autor, entre outras obras, de um ciclo de peças para piano e foi o fundador de seu próprio conservatório, o qual não foi tão bem quanto ele imaginara.
Com o insucesso do seu conservatório e como a revolta nacionalista da qual tomara parte foi ferozmente esmagada, factos que tornaram a situação de seu país desanimadora, Smetana viu-se obrigado a mudar-se para Suécia, onde trabalhou como director da Sociedade Filarmónica de Göteborg.

Durante seu exílio Smetana perderia a mulher, vítima de tuberculose, e casar-se-ia novamente com Bettina Ferdinandova.
Voltaria para seu país, em 1861, casado com sua segunda esposa e com o ferrenho intuito de defender a cultura e a língua tcheca, chegando a ocupar a posição de porta-voz da cultura tcheca.
O grande sucesso do compositor Smetana só chegou em 1866, quando, aos 42 anos, viu sua primeira ópera, Os "Brandenburgos na Boêmia", agradar grandemente o público.
Sua ópera seguinte, "A Noiva Vendida", apesar de uma carreira inicialmente comprometida pela situação política da Europa Central, também acabaria alcançando grande repercussão. Algumas de suas outras criações para o palco, sobretudo "Dalibor" e "As Duas Viúvas", não tiveram a mesma sorte e foram tachadas de "wagnerianas".
Lutando contra várias dificuldades, uma delas era a defesa extremada de seu posto na casa de ópera de Praga, Smetana ainda conseguiu escrever uma nova ópera, "Libuse", e começar um projeto que o tornaria, anos mais tarde, uma celebridade internacional: o ciclo de poemas sinfônicos "Ma Vlast" ("Minha Terra"), o qual levou 7 anos para ser concluído.
Um desses poemas, "O Rio Moldavia", tornar-se-ia uma das obras mais populares de todo o repertório romântico de fundo nacionalista. Antes mesmo de conseguir completar esse seu grande projecto, em julho de 1874, Smetana começou a ter ulcerações na pele, problemas na garganta e, o que ainda era mais terrível, problemas nos ouvidos que acabariam deixando-o surdo: era a sífilis.

No fim de 1876, sob terríveis condições físicas, Smetana ainda conseguiria terminar o seu primeiro quarteto de cordas, "Da Minha Vida", em meio a abomináveis perturbações auditivas.
No ano seguinte, reuniria forças para escrever sua penúltima ópera, "O Segredo", e terminaria, em 1881, a oitava e última ópera, "O Muro do Diabo".
Em 1883, ainda tentaria compor outras obras, mas sua situação física tornava-se cada vez mais delicada.
Passou a ser vigiado noite e dia, pois havia sempre o perigo de que cometesse suicídio. Também passou a não reconhecer a própria família, sofria de intermináveis dores de cabeça e de violentas crise de nervos.
Trabalhou vários anos do fim de sua vida em adaptação da peça "Noite de Reis" de Shakespeare, intitulada "Viola". Ele já havia feito 363 compassos da obra, quando foi internado em um asilo para doentes mentais, vindo a morrer logo em seguida, em 1884, num "acesso furioso" segundo o seu não tão confiável diagnóstico.




Smetana não chegou a ser o Mozart como desejava quando criança, mas pode comparar-se a outro grandes nomes da música. Superou Glinka, Sibelius, Greig e Chopin na força do reconhecimento de seus compatriotas. Igualou Liszt em técnica pianística. E foi Beethoven, ao menos na surdez em que produziu as suas últimas obras, e Schuman, na loucura em que morreu.
Smetana é tido em todo o mundo como o primeiro criador de um estilo musical autenticamente tcheco, suas obras são cheias de melodias brilhantes e alegres que lembram as danças campestres de sua terra natal.A maior parte da obra musical de Smetana é composta por peças de temática folclórica e nacionalista. Notabilizou-se também como compositor de óperas, todas com libreto em checo, a saber:
Braniboři v Čechách (Brandemburgueses na Boêmia)
Prodaná Nevěsta (A Noiva Vendida)
Dalibor
Libuše
Dvě Vdovy (As Duas Viúvas)
Hubička (O Beijo)
Tajemství (O Segredo)
Čertova stěna (A Parede do Diabo)

Im:Renato Roscheldo Banco de Dados/WIKIPEDIA

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