ops

Dienstag, 13. Oktober 2009

seitens der Städte, Sesimbra, Gósta Granstrom

SESIMBRA 2009
Foto:G.Ludovice
Artista sueco faz pinturas de Sesimbra em 1936


20/09/1936 - 21/09/1936
Sesimbra tem sido, nestes últimos anos, e principalmente na presente época balnear, muito visitada por estrangeiros, que, atraídos pelas suas belezas naturais, se deixam ficar por aqui, contribuindo, assim, com a sua presença, para o bom nome da nossa terra. Entre eles, os que mais têm marcado são os artistas pintores (...)No número de artistas que por aqui têm passado, encontra-se o artista sueco Gosta Granstrom que, acompanhado da sua esposa, por aqui tem feito um longo estágio.


Novo ainda, é este senhor um dos artistas da geração actual a quem está reservado um largo futuro. Saído de uma nova escola que procura dar à pintura uma directriz diferente da seguida actualmente, encontrou este senhor nos costumes de Sesimbra, motivos para dar a conhecer no seu país a vida dos pescadores desta vila (...)Ao seu espírito observador nada lhe escapa. Desde o pequeno pescador, como ele lhe chama, até ao mais velho lobo do mar, tudo para ele é objecto de largo estudo.”O pintor expôs os seus trabalhos, nos dias 20 e 21 de Setembro, nas salas do Grémio Sesimbrense.Cada visitante da exposição pagava um senha de 1$00, revertendo a receita obtida em benefício de instituições de “Assistência local”. (“O Cezimbrense”, n.º 529, 13.9.1936)
“Embora, resumidamente, só hoje nos foi possível referir-nos à exposição de quadros, realizada, no Grémio Sesimbrense, nos dias 20 e 21 de Setembro findo, da autoria do artista sueco, Gósta Granstrom, que, desde Junho, se encontra entre nós, a fim de transmitir à tela alguns motivos de Cezimbra e características do nosso pescador.Educado nas novas escolas da Suécia, o pintor Gósta Granstrom não se interessa pela fotografia. O seu trabalho é mais idealista, talvez pela sua concepção romântica.Nos seus quadros, que dentro de pouco tempo serão expostos à venda na Suécia, figuram motivos interessantíssimos de Cezimbra e alguns tipos de pescadores, ruas ornamentadas, quando dos folguedos de S. João, enfermaria do hospital e irmãs hospitaleiras, etc., etc.A seguir, publicamos a receita das entradas, cujo produto reverteu em benefício da assistência local.Receita, esc. 265$00; despesa, 28$00, que foi assim distribuído: Misericórdia, esc. 79$00; Sopa dos Pobres, 79$00; e Escola de Protecção às Órfãs, esc. 79$00.” (“O Cezimbrense”, n.º 532, 4.10.1936)

im:Sesimbra expresso

Keine Kommentare: