ops

Dienstag, 3. November 2009

seitens der Städte, OXFORD, Claude Lévi-Strauss

OXFORD 2009
Foto:G.Ludovice


Lévi-Strauss - Doutor Honorário da Universidade de Oxford

Claude Lévi-Strauss
28 de novembro de 1908 - Bruxelas, Bélgica
31 de outubro de 2009 (100 anos) - Paris
Influenciados
Althusser, Bourdieu, Zizek, Lacan, Foucault, Derrida, Baudrillard, Sahlins, Jameson, Pêcheux, Umberto Eco, Jameson, Barthes, Pierre Clastres, Eduardo Viveiros de Castro
Claude Lévi-Strauss (Bruxelas, 28 de novembro de 1908Paris, 31 de outubro de 2009) foi um antropólogo, professor e filósofo francês, considerado o fundador da Antropologia Estruturalista, em meados da década de 1950, e um dos grandes intelectuais do século XX.

Claude Lévi-Strauss nasceu em Bruxelas. Iniciou os seus estudos em Direito e Filosofia na Sorbonne (Paris).
Não completou os estudos em Direito, conseguindo a licenciatura em Filosofia. Durante este período, Lévi-Strauss conduziu seu primeiro trabalho etnográfico.
O seu livro As estruturas elementares do parentesco foi publicado no ano seguinte e, instantaneamente, consagrou-se como um dos mais importantes estudos de família já publicados. O título faz uma brincadeira com o título do livro de Émile Durkheim, As formas elementares da vida religiosa.
No final da década de 1940 e começo da década seguinte, Lévi-Strauss continuou a publicar e experimentou considerável sucesso profissional. Em seu retorno à França ele se envolveu com a administração do CNRS e do Musée de l'Homme, até ocupar uma cadeira na quinta seção da École Pratique des Hautes Études, aquela de 'Ciências Religiosas' que havia pertencido previamente a Marcel Mauss e que Lévi-Strauss renomeou para "Religião Comparada de Povos Não-Letrados".
Apesar de bem conhecido em círculos acadêmicos, foi apenas em
1955 que Lévi-Strauss se tornou um dos intelectuais franceses mais conhecidos ao publicar Tristes Trópicos, livro autobiográfico acerca de seu exílio na década de 1930.
Morreu em 31 de outubro de 2009
.


Foi o primeiro membro da Academia Francesa a atingir os 100 anos de idade.
Em
1959 Lévi-Strauss foi nomeado para a cadeira de Antropologia social do Collège de France. Por volta desse período publicou Antropologia estrutural, uma coleção de ensaios em que oferece tanto exemplos como manifestos programáticos do estruturalismo. Começou a organizar uma série de instituições e confrontos entre as visões existencialista e estruturalista que iria eventualmente inspirar autores como Pierre Bourdieu. É doutor honoris causa de diversas universidades pelo mundo. Apesar de aposentado, Lévi-Strauss continuava a publicar ocasionalmente volumes de meditações sobre artes, música e poesia, bem como reminiscências de seu passado
Na década de 30, mais precisamente de 1935 a 1939, Lévi-Strauss lecionou sociologia na recém-criada Universidade de São Paulo, juntamente com uma leva de professores franceses, entre eles: sua mulher Dina Lévi-Strauss, Fernand Braudel, Jean Maugüé e Pierre Monbeig.Junto com Dina, Strauss também excursionou por regiões centrais do Brasil, como Goiás, Mato Grosso e Paraná. Publicou o registro dessas expedições no livro Tristes Trópicos(1955), neste livro ele conta inclusive como sua vocação de antropólogo nasceu nessas viagens.Em uma de suas primeiras viagens, no norte do Paraná, Lévi teve seu esperado primeiro contato com os índios, no rio Tibagi, porém ficou decepcionado, ao ver que "os índios Tibagi não eram nem 'verdadeiros índios', nem 'selvagens'" (Lévi-Strauss 1957:160-161).

Porém ao final do primeiro ano escolar (1935/1936), ao visitar os Kadiveu na fronteira com o Paraguai e os Bororo no Mato Grosso Central, lhe rendeu sua primeira exposição em Paris nas férias de (1936/1937), o que foi fundamental para entrada de Lévi-Strauss no meio etnológico francês. Em 1938 foi realizada uma expedição até os Nambikwara no Mato Grosso, porém, terminada antes do tempo devido a rumores políticos entre o patrocinador da expedição e o Gorverno Brasileiro, já que o mesmo era ligado ao Partido Socialista Francês. Essa missão também visitou os Bororo e os últimos homens e mulheres Tupi-Kaguahib no rio Machado, considerados desaparecidos, relata Lévi em Tristes Trópicos.
Após três anos no Brasil, Strauss voltou a
França com o reconhecimento de etnólogo do meio, provando assim que o seu período no Brasil, foi uma peça fundamental na sua carreira e no seu crescimento profissional. Diz ele: "Um ano depois da visita aos Bororo, todas as condições para fazer de mim um etnógrafo estavam satisfeitas;"(Lévi-Strauss 1957:261).



“O antropólogo é o astrônomo das ciências sociais: ele está encarregado de descobrir um sentido para as configurações muito diferentes, por sua ordem de grandeza e seu afastamento, das que estão imediatamente próximas do observador.” Antropologia Estrutural, 1967.
Condecorações
Grã-cruz da
Ordem Nacional da Legião de Honra da França
Ordem Nacional do Mérito da França
Palmas Académicas da França
Ordem Artes e Letras da França
Ordem da Coroa da Bélgica
Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul do Brasil
Ordem do Sol Nascente do Japão
Grã-Cruz da
Ordem Nacional do Mérito Científico do Brasil
Membro da
Academia Francesa
Membro estrangeiro da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos
Membro da Academia Britânica
Memmro da Academia Real de Artes e Ciências dos Países Baixos
Membro da
Academia Norueguesa de Ciências e Letras
[editar] Doutor Honorário
Universidade Livre de Bruxelas - (Bélgica)
Universidade de Chicago - (Estados Unidos)
Universidade de Columbia - (Estados Unidos)
Universidade de Harvard - (Estados Unidos)
Universidade Johns Hopkins - (Estados Unidos)
Universidade Laval - (Canadá)
Universidade Nacional Autônoma do México - (México)
Universidade de Montreal - (Canadá)
Universidade de Oxford - (Inglaterra)
Universidade de São Paulo - (Brasil)
Universidade de Stirling - (Escócia)
Universidade de Uppsala - (Suécia)
Universidade Visva Bharati - (Índia)
Universidade de Yale - (Estados Unidos)
Universidade Nacional do Zaire - (Zaire)

Keine Kommentare: