ops

Montag, 18. Januar 2010

seitens der Städte, London, Thomas Carlyle

LONDON 2009
Foto:G.Ludovice
Thomas Carlyle
Thomas Carlyle (
Ecclefechan, 4 de dezembro de 1795Londres, 5 de fevereiro de 1881) foi um escritor, historiador e ensaísta escocês.
Educado para ser pastor protestante, estudou na Universidade de Edimburgo. Em 1817, ao ler De l' Allemagne, de Mme. de Staël, ficou fortemente impressionado pela literatura e filosofia alemãs, dedicando-se ao estudo da língua para ler os autores no original. Traduziu Wiljelm Meister de Goethe e escreveu uma Vida de Schiller, além de uma história da literatura alemã, que deixou inacabada.
A miséria de qualquer espécie, não é a causa, é o efeito da imoralidade.

A publicação de Sartor Redartus, romance bastante original, não despertou grande atenção, enquanto que a História da Revolução Francesa, publicada algum tempo depois, marcou o início de seu imenso prestígio como escritor. Considerada sua obra-prima, é também considerada um importante marco na historiografia romântica. Por essa época também escreveu: Chartism, de 1839 e Past and Present, de 1843.

Toda a grandeza é inconsciente ou ela é pequena e nula.

A grande lei da cultura é esta: deixar que cada um se torne tudo aquilo para que foi criado capaz de ser.

Sua idéia de que a
história pode ser interpretada através da vida dos heróis e dos chefes serviu-lhe de base para uma série de obras importantes: Oliver Cromwell's Letters and Speeches (Cartas e discursos de Oliver Cromwell), de 1845; Life of John Sterling (Vida de John Sterling), de 1851; History of Frederic II of Prussia (Vida de Frederico II da Prússia), que escreveu entre 1858-65.
O culto ao heroísmo existe, existiu e existirá para sempre na consciência da humanidade.

Nunca se ouviu dizer que filho valente tivera nascido de pai temeroso.
i


Em 1865 Carlyle foi nomeado reitor da Universidade de Edimburgo e ali recebeu a notícia da morte de sua esposa. Escreveu então Reminiscences (Reminiscências), em 1883 e Letters and Memorials of Jane Welsh Carlyle (Memórias de Jane Welsh Carlyle).

A verdadeira universidade de hoje é uma colectânea de livros.
im:wikipedia

Keine Kommentare: