ops

Donnerstag, 14. Januar 2010

seitens der Städte, WIEN

Viena- A cidade da Valsa

Uma vez Hugo von Hofmannsthal escreveu:"A Áustria se tornou primeiro "grande ou fascinante" pela sua música e desse forma conquistou o mundo".

Nesse clima cresce a arte de fazer poesia austríaca como uma criação própria,como uma criação que veio do povo como também dos seus maiores representantes,o poeta Grillparzer.
Muitos escritores da Áustria viam na segunda guerra mundial assim como seus colegas alemães,que a única saída nesse período estava na emigração.
Muitos escritores austríacos foram forçados por motivos políticos à deixar o próprio país.Robert Musil,Joseph Roth ,Stefan Zweig e Elias Canetti acabaram seus grandes romances no exílio.
Não apenas pelo facismo,mas também depois da segunda guerra mundial a Áustria se ajustou com os fatos políticos.
Na Áustria o trauma do regime nacional socialista e a questão da culpa na participação da guerra se resolveu mais rápidamente,sem problemas como na Alemanha .
Mas muitos autores austríacos mesmo assim publicavam primeiramente na República federativa da Alemanha,onde seus trabalhos daí,muito mais cêdo do que na própria Áustria, eram criticados e discutidos.
Para fazermos uma consideração melhor da literatura austríaca,deve-se primeiramente compreender ou sempre fazer uma ligação dela com a história e literatura alemã.Como capital da República federativa austríaca e da maior cidade universitária.
Viena é a cidade mais apropriada para falarmos dela. Pelo seu "glamour"por ser uma cidade rica em eventos, ela acolhe um número imenso de casas de hospedagens e locais .A mais são os lugares,espaços para descançar ou relaxar, onde não só têem pessoas da cidade.Lá se pode encontrar gente do mundo todo.
Viena é à cidade do reino e residência da capital no rio Donau pode com isso oferecer muitas coisas mais.
Famosa pela sua cultura,lá se encontra também a vida moderna com todas as suas comodidades, que uma pessoa desejaria para si.Mozart, Beethoven,o rei da Valsa Johann Strauß, Grillparzer,o Goethe austríaco e a cultura do final do século deram a cidade uma característica peculiar.
Nos variados Teatros (Teatro do cidadão, teatro acadêmico,o teatro em Josefstadt, teatro de Viena,teatro do povo,popular,teatro de Raimund) e os lugares de prazeres músicas (Ópera do Estado,a filarmônica vienense, Sinfônica de viena,ópera popular,casa de concertos) realizam-se recitais de nível internacional .
A cultura não se desenrola apenas lá.
A cultura das casas de café,as cafeterias também são mundialmente tão conhecidas assim como os bares que ficam perto de bosques,no cinturão verde,que circunda Viena, com suas canções vienenses e bons vinhos.

Keine Kommentare: