ops

Freitag, 24. Oktober 2008

seitens der Städte.. WIEN: Musil


WIEN
Im Kino: G.Ludovice 2008


Robert von Musil 6/11/1880, Klagenfurt...15/03/1942, Genebra
Escritor austríaco, Musil nasceu na Áustria em 6 de Novembro de 1880.
Estudou engenharia e filosofia, obtendo em 1908 o doutorado.
Sua estreia como romancista foi em 1906, com O Jovem Törless, baseado em sua própria experiência numa escola militar.
Nos anos seguintes, Musil trabalhou como bibliotecário e editor, fez parte do Exército austríaco e lutou na Primeira Guerra Mundial (1914-18).

Após a Guerra, trabalhou como funcionário público e jornalista em Viena.
Em 1930, Musil lança o primeiro volume dos três que compõem O Homem Sem Qualidades (os outros foram publicados em 1933 e 1945).
Depois desse romance, que ficou inacabado, a crítica da época passou a saudar Musil como um dos grandes escritores do século - opinião que só se fortaleceu com o passar dos anos.
Com a anexação da Áustria pela Alemanha nazista, em 1938, Musil mudou-se para a Suíça - inicialmente Zurique, depois Genebra, cidade onde morreu em 15 de Abril de 1942.
"Na idade em que ainda se levam a sério coisas como alfaiate e barbeiro e se gosta de olhar no espelho, muitas vezes imaginamos em algum lugar onde gostaríamos de passar a vida, ou pelo menos um lugar onde é elegante viver, mesmo sentindo, que, pessoalmente, não seria tão bom estar lá. Uma dessas obsessões é há muito tempo uma espécie de cidade superamericana, onde todo mundo corre ou pára com cronómetro na mão. Céu e terra formam um formigueiro varado pelos diversos andares de ruas sobrepostas. Trens aéreos, trens terrestres, trens subterrâneos, pessoas transportadas por correio pneumático, comboios de automóveis disparam na horizontal, ascensores rápidos bombeiam verticalmente massas humanas de um nível de trânsito a outro; salta-se de um meio locomotor a outro nos pontos de junção, sem pensar, sugado e arrebatado pelo ritmo dos veículos que entre duas corridas trovejantes fazem uma síncope, uma pausa, uma pequena brecha de vinte segundos; trocam-se algumas palavras nos intervalos desse ritmo geral. Perguntas e respostas articulam-se como peças de máquina, cada pessoa tem apenas tarefas bem determinadas, as profissões estão agrupadas em lugares certos, come-se em pleno movimento, as diversões estão reunidas noutras partes da cidade, e em outros locais encontram-se as torres onde ficam esposa, família, gramofone e alma. Tensão e distensão, actividade e amor são absolutamente separadas no tempo, e equilibradas segundo experiências de laboratório. Caso haja alguma dificuldade em qualquer uma dessas acções, simplesmente se larga tudo; pois encontra-se outra coisa, ou eventualmente algum caminho melhor, ou outro encontrará o caminho que nós não achamos; não tem nenhuma importância, uma vez que nada causa tanto desperdício da força comum quanto presumir que se tem missão de não largar determinado objectivo pessoal. Numa comunidade através da qual correm energias, todo caminho leva a um bom objectivo, desde que não se hesite nem se reflicta demais. Os objectivos são a curto prazo: mas também a vida é curta, e assim conseguimos arrancar dela o máximo de realização. A pessoa não precisa mais que isso para ser feliz, pois aquilo que se obtém modela a alma, enquanto aquilo que se deseja, sem conseguir, apenas a deforma; para a felicidade importa muito pouco o que se deseja, mas apenas o que seja obtido. Além disso a zoologia ensina que de uma soma de indivíduos reduzidos pode resultar um todo genial. " Musil
in:O Homem sem qualidades

Keine Kommentare: