ops

Samstag, 11. Oktober 2008

Seitens der Städte... POTSDAM: : Haeckel

Potsdam
Kino:G.Ludovice 2008

Ernst Heinrich Haeckel (1834-1919).
Filósofo e naturalista alemão, nascido em Potsdam.

Entrou para a classe de história natural da Universidade de Würzburgo. Prosseguiu estudos em Berlim e Viena, para finalmente se doutorar em medicina. Ensinou, a partir de 1862, na Universidade de Iena, anatomia comparada, passando em 1865 a cátedra de zoologia, em que se manteve até 1908.
Mantinha correspondência com o sábio alemão emigrado para o Brasil, Fritz Müller, estabelecido em Blumenau, SC, de quem recebia materiais para estudo.

Foi Haeckel o mais popular divulgador do evolucionismo, ao mesmo tempo que criticava o obscurantismo dos religiosos.
Estabeleceu que em cada indivíduo se repete a evolução geral da natureza, ou seja, a ontogênese é uma breve recapitulação da filogênese.
Haeckel tende ao reducionismo dos contrários, o que finalmente vai dar no monismo de matéria e espírito, chamado materialismo, que não é todavia o materialismo mecanicista. Estendeu a teoria do evolucionismo de Darwin a todo o universo, inclusive psíquico.
Defendeu um panpsiquismo, em que o espírito e a matéria são apenas aspectos da mesma substância em evolução. Apesar do termo materialismo, se aproximou do monismo panteísta de Spinoza, o qual não procurava a Deus fora do mundo, mas dentro dele mesmo, confundindo-o com ele. Fundou-se em 1906, na Alemanha, uma Liga Monista Alemã (Deutscher Monisbund), com base no monismo de Haeckel.
Obras: Morfologia geral do organismo (Generalle Morphologie der Organismus, 2 vols., 1866); História natural da criação (Natürliche Schoepfungsgeschichte, 1868), obra importante, em que divide os seres vivos em unicelulares e multicelulares; Antropogenia (Anthropogenie, 1874); Objetivos e caminhos da atual história da evolução (Ziele und Wege der heutigen Entwicklungeschichte, 1875); Ciência livre e ensino livre (Freie Wissenschaft und freie Lehre, 1878); O monismo como união entre religião e ciência (Der Monismus als Bund zwischen Religion und Wissenschaft, 1893; Os enigmas do universo (Die Weltraetsel, 1899, sua obra mais difundida e traduzida, também para o português; Maravilhas da vida (Die Lebenswunder, 1904), traduzida ao português; A luta da evolução. Pensamentos (Der Kampf um den Entwicklungs. Gedanken, 1905). Além de obras de ciência.
IN: Enciclopedia Simpozio

Keine Kommentare: