ops

Montag, 13. Oktober 2008

Seitens der Städte... BERLIN: Kafka

BERLIN, Das Brandenburger Tor
Kino:G.Ludovice 2008

FRANZ KAFKA, Praga 1883/1924
1914.. fim de Maio
O noivado com Felice tem lugar em Berlim.

6 de Junho
Regresso de Berlim. Estava amarrado como um criminoso. Se me tivessem posto a um canto com cadeias de verdade, e com carcereiros na minha frente, e me tivessem deixado observar o que se passava assim acorrentado, a coisa não teria sido pior. E era o meu noivado!

Fim de Julho
Ruptura do noivado, no Hotel Askanischer Hof, em Berlim.
O tribunal no hotel. No dia seguinte não voltei a casa dos pais dela... Carta desonesta e coqueta: Arenga sobre o cadafalso.

1923..Fim de Setembro
Instala-se definitivamente em Berlim, com Dora, primeiro em Steglitz, depois em Zehlendorf. Aí partilha o seu tempo entre estudos de hebreu e uma intensa actividade criadora. Datam dessa época: Uma pequena mulher, Josephina a Cantora, A toca.

Inverno..
O frio vem levar ao cúmulo o pesadelo da inflação vivido nesta altura por Berlim.

O espectáculo da pavorosa miséria que o rodeia afecta Kafka a tal ponto, que ao regressar de um passeio tem um ar, diz Dora"de quem sai de uma escaramuça".

Ele próprio passa por privações, carece de carvão e de produtos alimentícios, não tem para viver senão a sua magra pensão de funcionário e não aceita senão em última instância uma ajuda da família.
Entre o Natal e o Ano Novo, é atacado por violentos acessos de febre.
Muda de casa e vai habitar para Zehlendorf, em casa da viúva do poeta Carl Busse, onde vive muito retirado.

Continua a falar de partir com Dora para a Palestina, onde poderiam ganhar a vida, ele como criado de café, ela como cozinheira. Pede a Dora, que obedece, que queime à sua vista um certo número de manuscritos, entre os quais se encontravam uma narrativa inspirada pelo processo de Beilis (assassinato ritual de Odessa) e um drama cujo assunto não se conhece.

1924
O estado de Kafka não cessa de piorar. O seu tio vem tratá-lo.
A 17 de Março, Brod leva Kafka de regresso a Praga.
Morre a 3 de Junho.
Vida, pensamento e obra de Franz Kafka, Marthe Robert, Publ. Imbondeiro, Angola

Keine Kommentare: