ops

Donnerstag, 30. Oktober 2008

seitens der Städte,, WIEN: Freud


WIEN, Sigmund Freud Museum
Im:G.Ludovice 2008
Sigmund Freud
(1856-1939)

Sigmund Freud (Sigismund Schlomo Freud até os 21 anos) nasceu a 6 de maio de 1856 em Freiberg, Moravia, no império austro-húngaro (hoje Pribor, Checoslováquia). filho de Jacob Freud, um comerciante judeu, e de sua jovem segunda esposa Amalia Nathanson, Freud tinha irmãos do primeiro casamento do pai com Sally Kanner, falecida em 1852, que eram cerca de vinte anos mais velhos que ele. Em 1860, devido à falência do negócio do pai, a sua família mudou-se para Viena; Freud tinha 4 anos.

Aos nove anos Freud entrou para a escola onde teve um aproveitamento acima da média. Para sua formação superior, matriculou-se na Universidade de Viena em 1873. Ao escolher sua futura carreira, estudou primeiro filosofia, mas decidiu-se depois pela medicina, e se especializou em fisiologia nervosa, uma área onde a prática diária atenderia mais de perto à sua preocupação em conhecer a natureza humana. Freud com certeza deveu mais aos seus estudos de filosofia a inspiração para sua doutrina que à atrasada fisiologia nervosa do seu tempo. Em 1874, na universidade, foi aluno do filósofo Franz Brentano;

Médico especializado em doenças mentais, Sigmund Freud desenvolveu a Psicanálise, uma teoria do funcionamento da mente humana e um método exploratório de sua estrutura, destinado a tratar os comportamentos compulsivos e muitas doenças de natureza psicológica supostamente sem motivação orgânica. Ele recolheu de várias fontes os elementos com que compôs sua teoria e o fez principalmente a partir das descobertas do médico austríaco Josef Breuer, da doutrina platônica e do pensamento filosófico de Schopenhauer, consolidando, através de longa prática clínica, os postulados da teoria que chamou Psicanálise.
A maioria das biografias divulgadas de Freud baseiam-se em Ernest Jones, o psicanalista inglês que se tornou seu biógrafo.
No verão de 1875 Freud visitou, em Manchester, seus meio-irmãos mais velhos, Emanuel e Philipp, que haviam deixado a Áustria com suas famílias para viver na Inglaterra.
No ano seguinte obteve uma bolsa para trabalhar no Laboratório de Zoologia Marinha de Trieste, onde estudou os órgãos sexuais das enguias e publica "Observações sobre a configuração e estrutura fina dos órgãos lobados das enguias descritos como testículos". Em minha opinião, o tema que escolheu para sua primeira pesquisa parece um importante sinal de uma dependência sexual que ele haveria de "sublimar" - um termo seu -, na sua futura invenção, a Psicanálise.
Retornando a Viena começa a trabalhar como assistente no Instituto de fisiologia da Universidade, dirigido pelo cientista Ernst Bruecke. Fez o serviço militar em 1880 e por essa época, para obter algum recurso financeiro, traduziu três ensaios de Stuart Mill para a edição, em alemão, das obras completas daquele filósofo.
Freud concluiu seus estudos de medicina em 1881 e no verão de 1882, tornou-se noivo de Martha Bernays. Preocupado com sua própria situação financeira, Freud deixou o cargo no Instituto para ser médico interno no Hospital Geral de Viena. Nessa ocasião interessou-se pelo caso de uma paciente, relatado por Josef Breuer, um especialista em doenças nervosas a quem devotou grande respeito. A paciente de Breuer, Bertha Pappenhen, - na ficha médica "Fraulein Anna 0." -, de 21 anos, era depressiva e hipocondríaca (um quadro na época denominado "histeria"); ela se acreditava paralítica em algumas ocasiões, ou não conseguia beber água mesmo estando com sede, e se sentia incapaz de falar seu próprio idioma, o alemão, recorrendo ao francês ou inglês para se comunicar. Breuer submeteu-a a hipnose e ela relatou casos de sua infância, e essa recordação fazia que se sentisse bem após o transe hipnótico. Nesse ano Freud está empregado como médico na Clínica Psiquiátrica de Theodor Meynert.
Entre 1883 e 1885 ele terminou sua pesquisa de anatomia da medula, tornou-se Professor em Neuropatologia; e fez pesquisas e descobertas sobre os efeitos da cocaína. Chegou a usar essa droga como tônico estimulante, porém, o fato de um amigo seu se tornar viciado deixou-o mal visto no círculo médico de Viena.

Wien, Cafe Freud
Im kino:G.Ludovice 2008

Impressionado com a propriedade terapêutica da conversa no estado de hipnose, em 1885 Freud utilizou uma bolsa de estudos obtida do governo, para passar algumas semanas na Salpetriere, em Paris, onde aprendeu técnicas com o psiquiatra Jean-Martin Charcot, o qual realizava experiências com doentes mentais utilizando a hipnose. Relatou a Charcot o sucesso obtido com a conversa com o paciente, como substituto à hipnose, porém Charcot estava interessado nas propriedades da hipnose mesma. No mesmo ano, 1885, escreveu o "Projeto para uma Psicologia Científica". Em 1886 casou com Martha Bernays e iniciou especialidade em "doenças nervosas".
No início dos anos 1890 passou a anotar seus próprios sonhos, cada vez mais convencido de que eles poderiam fornecer pistas para a atividade inconsciente, uma noção que já era parte do romantismo na literatura e parte do conhecimento psicológico no século XIX como no livro "A filosofia do inconsciente", de Karl von Hartmann, publicado em 1893.

Em meados da década ele já praticava a auto-análise. Sua intenção era utilizar tanto o material colhido em suas análises clínicas quanto o que obtinha por sua própria introspecção. Data desta época sua amizade com o otorrinolaringologista Wilhelm Fliess, com quem tinha grande prazer em discutir suas idéias.

Joseph Breuer aceitou partilhar com Freud o seu método terapêutico que designou "catarsis" e que consistia em levar o paciente a recordar, pela hipnose ou por conversação, o trauma psicológico sofrido, uma descarga emocional que conduzia à cura. Em 1893, publicaram juntos "O mecanismo físico do fenômeno da histeria". Dois anos depois, em 1895. novamente publicaram juntos Studien über Hysterie ("Estudos sobre a histeria"); o artigo publicado antes é a parte inicial do livro, e é seguido pela descrição de cinco casos, um ensaio teórico por Breuer e um capítulo final por Freud. Essa obra pode ser considerada o marco inicial da psicanálise. Porém, as críticas que provocou no meio médico desalentaram Breuer.

Freud, entre os anos de 1892 e 1895, gradualmente desistiu da hipnose, que substituiu pelo divã, não mais utilizado para hipnotizar, mas para que o paciente, em uma posição confortável, fizesse um esforço para lembrar os traumas que estariam na origem de seus problemas. Com o paciente relaxado, Freud conduzia uma livre associação de idéias, através da qual terminava por encontrar lembranças "recalcadas" pelo paciente, e que eram a causa de seus distúrbios. Formulou então o principio de que os sintomas histéricos têm origem na energia dos processos mentais os quais, impedidos de influenciar a consciência, são desviadas para a inervação do corpo e convertidos nesses sintomas. Devido à natureza das experiências traumáticas recordadas pelos pacientes, ficou convencido de que o sexo tinha parte dominante na etiologia das neuroses. Logo passou a considerar o desejo sexual como motivação praticamente única do comportamento humano, quer direta, quer indiretamente. Essa ênfase foi a principal causa do afastamento de Breuer, e do rompimento que ocorreria no futuro com vários de seus colegas.
Em 1897 Freud inicia sua auto-análise. Neste anos esteve na Itália.

Entre 1895 e 1899 Freud esteve profundamente envolvido na preparação do seu Die Traumdeutung ("A interpretação dos sonhos"), publicado em 1900, e geralmente considerado sua obra principal, em parte análise de sonhos, autobiografia, teoria da mente, e lances da vida vienense contemporânea. Nele fala do mecanismo de "condensação" (uma fusão de uma pessoa em outra), "deslocamento" (deslocamento de uma pessoa), e elaboração secundaria (o detalhamento minucioso do tema onírico) e discute o conteúdo latente dos sonhos, além de explicar como representam a realização dos desejos, e descreve o complexo de Édipo e fala da importância da vida infantil no condicionamento da vida do adulto. O sétimo capítulo tem a exposição da teoria da mente de Freud. O princípio ativo do seu modelo da mente é a "inércia neurônica" ou princípio de constância, de acordo com o qual a mente trabalha no sentido da redução de qualquer tensão proveniente do acúmulo de "energia," que ora considerava ser sexual, ora psíquica. Não seria exatamente eliminar as tensões, mas manter um ótimo de tensão que tende ao nível mais baixo.

A partir de 1902 Freud passou a reunir-se em casa com alguns convidados, médicos neurologistas e psiquiatras como ele, para discutir e opinar sobre sua teoria psicanalítica. Entre os quatro primeiros a participar, estava Alfred Adler. Mais tarde integrou o grupo também Carl Gustav Jung. O grupo evoluiu para a constituição, no ano de 1908, da Sociedade psicanalítica de Viena, a qual, dois anos depois, em 1910, se tornaria a Associação Internacional de Psicanálise.

WIEN, Freud Museum
im Kino:G.Ludovice 2008


Em 1904, Freud publicou Zur Psychopathologie des Alltagslebens (Piscopatologia da vida cotidiana") em que mostra evidências comuns da ação do inconsciente e do subconsciente nas pessoas sadias. Essas evidências simples são os "Atos sintomáticos", tais como o inexplicável esquecimento súbito de um nome familiar, a troca involuntária de palavras no meio de uma frase, etc. Estes acidentes revelam a luta do consciente com o subconsciente (conteúdo evocável) e com o inconsciente (conteúdo não evocável). Conseguiu a revelação da "repressão" inconsciente pelo método da livre associação (inspirado nos atos falhados ou sintomáticos) e identificação de símbolos, e a interpretação dos sonhos (conteúdo manifesto e conteúdo latente), em substituição à hipnose. Ainda em 1904 Freud viajou a Atenas, Grécia, com seu irmão Alexandre, detendo-se um pouco em Trieste.
Em 1905, a exposição básica da teoria freudiana aparece em seu livro Drei Abhandlungen zur Sexualtheorie ("Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade"). Também de 1905 é o trabalho "Anedotas e sua relação com o inconsciente".
Em 1906, por recomendação de Adler o jovem médico Otto Rank foi aceito no grupo de debates. Neste ano Freud publicou "A psicanálise e o estabelecimento dos fatos nos processos legais" e "Meus pontos de vista sobre a parte representada pela sexualidade na etiologia das neuroses".

Em 1907 publicou "Desilusões e sonhos em W. Jensen Gradive", em que analisa o caráter daquele jovem arqueólogo. Nesse ano Freud viajou com sua cunhada Minna Bernays a Florença e Roma. Minna era sua companheira intelectual, tradutora, secretária, e costumavam passar férias juntos nos Alpes, com o acordo tácito de Martha, a mulher de Freud. De acordo com pesquisadores da biografia de Freud, Minna confessara a Jung que tinha encontros íntimos com Freud, e este teria sido um motivo a mais para o rompimento que ocorreu entre os dois psicanalistas.
Com sua fama crescendo rapidamente para além da Europa, Freud foi em 1908 convidado por Granville Stanley Hall, presidente da Universidade Clark, em Worcester, Massachusetts, para apresentar uma seqüência de palestras nos Estados Unidos. Viajou à América em 1909, em companhia de seus dois principais colaboradores, Jung e Firenczi. Suas palestras introdutórias da psicanálise nos Estados Unidos ficaram conhecidas como "The Clark Lectures" ("As Cartas de Clark").
Em 1910 Freud publicou Über Psychoanalyse ("Sobre a psicanálise").
No entanto, as afirmações de Freud escandalizavam cada vez mais o meio médico vienense e foram a razão por que vários de seus colegas abandonaram a Associação Internacional de Psicanálise. O principal motivo do escândalo era o modo desenvolto como Freud divulgava seu pensamento ainda mal acabado sobre o problema sexual das crianças, que ele afirmava serem sujeitas a desejo sexual e que o objeto desse desejo freqüentemente eram os próprios pais. Além do complexo de Édipo, em que o filho deseja sexualmente a mãe (Na tragédia grega desse nome, Édipo se casa com sua mãe, sem o saber), Freud admitiu também o Complexo de Eletra, como a inveja que a menina tem do pênis do menino, e chamou a criança de um "perverso polimorfo". Distinguiu na sexualidade três fases pelas quais passa o seu desenvolvimento: as fases oral, anal, genital, que normalmente se sucedem nessa ordem, mas com casos de regressão e fixação. Sua reputação sofreu ainda mais quando publicou em "Fragmentos da análise de um caso de histeria", as perversões sexuais de uma jovem cliente, - na ficha médica "Dora" -, sem a sua permissão.

Descontente, Adler, médico e ativo socialista, e um dos quatro primeiros colegas convidados de Freud para o seu círculo, decidiu, em 1911, fundar sua própria corrente psicanalítica. Substituiu o desejo sexual da teoria freudiana pelo desejo de poder que é agravado pela necessidade de superar o "Complexo de Inferioridade" ou de afirmar a masculinidade. Porém, a defecção que Freud mais lamentou foi a de Carl Jung, ocorrida em 1913. Jung, um protestante suíço, era talvez o único não judeu do grupo, e quem Freud admirava e pensava que seria seu sucessor.
Para estreitar a união e o compromisso entre os membros restantes, Freud criou um Comitê doutrinário, que defenderia os postulados de sua doutrina, e presenteou cada um de seus membros com uma pedra para anel contendo com a gravação de uma figura grega antiga. O emblema representava o compromisso de sustentar a existência dos processos psicológicos inconscientes, a teoria da resistência e repressão, e o reconhecimento da parte representada pela sexualidade no Complexo de Édipo.
Isto não evitou, porém, que mais tarde, em 1924, depois de visitar aos Estados Unidos e sofrer a influência do liberalismo da corrente psicológica americana, Otto Rank abandonasse o círculo psicanalítico de Viena para fundar sua própria escola com novas idéias sobre a relação entre mãe e filho, e por um menor autoritarismo na psicoterapia. Com o psiquiatra húngaro Sandor Ferenczi, também um dos principais colaboradores de Freud e com o qual, juntamente com Jung, havia viajado à América, Rank criou uma psicoterapia mais igualitária e ativa, focada no aqui-e-agora, relacionamento autêntico, mente e vontade consciente, em lugar de história passada, transferência, inconsciente e desejo.

Em 1912 foi fundado o Imago, órgão de divulgação da psicanálise. No ano seguinte Freud publicou Totem und Tabu ("Totem e Tabu"), e, em 1914, ano do início da primeira guerra mundial, publicou Zur Geschichte der psychoanalytischen Bewegung (Sobre a história do movimento psicanalítico").
Entre 1915 e 1916 trabalhou na preparação de Vorlesungen zur Einführung in die Psychoanalyse ("Introdução geral à Psicanálise"). Em 1917, ano da publicação desse trabalho, Freud sofreu os primeiros sintomas de sua doença.


Ao final da guerra, em 1918, Freud perdeu todas suas economias, as quais havia aplicado em bônus do governo austríaco. Suavizando sua ênfase no instinto sexual como força propulsora do comportamento, Freud derivou para um bastante banal e menos interessante conceito de "Princípio do prazer e desprazer", envolvendo o ajustamento entre o impulso pelo prazer e a dura realidade do mundo exterior. Posteriormente sustentou o pouco inteligível "instinto de morte", e outras idéias metafísicas que aparecem em Jenseits des Lustprinzips ("Além do princípio do prazer") de 1920.

Em 1922 Freud trabalha o "Uma neurose demoníaca do século XVIII" e em 1923 publica Das Ich and das Es ("O Ego e o Id") no qual expõe sua teoria tripartite da mente, constituída do Id, Ego, e do Superego. O conceito do Id, o reservatório dos impulsos instintivos, é uma cópia da parte concupiscente da alma na doutrina de Platão; o Ego trata com a realidade do mundo exterior e o Superego é o inibidor dos instintos, tais como a parte sábia e a parte vigilante da alma, da mesma doutrina platônica. Porém, como ateu e materialista convicto, para Freud o homem é o que ele é, um produto da evolução natural, sujeito, em última análise, às leis da física e da química. Nada do que uma pessoa diz ou faz é casual ou acidental; o homem nem é perfeitamente livre nem racional - Obedece a causas inconscientes (Marx sociais e econômicas, Freud, mentais e individuais). A força que orienta o comportamento estaria nesse inconsciente e era o instinto sexual; essa força não se apresentava consciente devido à "repressão" tornada também inconsciente;
Freud efetivamente argumentou que o comportamento humano obedece ao instinto sexual e ao instinto de conservação e que os motivos sexuais, se não são claros, estão sublimados em um motivo aparente. Sua teoria esta bastante conforme ao pensamento metafísico de Schopenhauer de que uma Vontade universal, soberana e cega, deseja a sobrevivência da espécie e se traduz no sexo, e também a sobrevivência individual, e se traduz no instinto de conservação.

É de 1925 Selbstdarstellung ("Um estudo autobiográfico") e de 1926 Hemmung, Symptom und Angst ("Inibições, sintomas e ansiedade"), e o Die Frage der Iaienanalyse ("A questão da análise leiga"). No Die Zukunft einer Illusion ("O futuro de uma ilusão"), de 1927, Freud fez uma especulação filosófica adiantando o que pensava que fosse a natureza humana, a religião e Deus.Em 1930 publicou Des Unbehagen in der Kultur ("Mal estar na Civilização") - Culturas neuróticas - Conceitos de Projeção, Sublimação, Regressão e Transferência e finalmente, em 1933, Neue Folge der Vorlesungen zur Einführung in die Psychoanalyse ("Novas lições introdutórias sobre Psicanálise").

Quando os nazistas invadiram a Áustria em 1938, Freud, com 81 anos e doente, foi convencido a asilar-se na Inglaterra. Para quitar as exigências dos nazistas foi pago um resgate por amigos, além da interferência de Roosevelt, presidente dos Estados Unidos.Viajou para Londres com a mulher e a filha, a psicanalista Anna Freud. O Der Mann Moses und die monotheistische Religion ("Moisés e o monoteísmo") foi publicado em 1939, o ano em que Freud faleceu.
Im: Rubem Queiroz Cobra

Freud teve seis filhos: Mathilde, 1887, Jean-Martin, 1889, Olivier,1891, Ernst, 1892, Sophie, 1893 e Anna, 1895. Um deles, Martin Freud, escreveu uma memória intitulada Freud: Homem e Pai, na qual descreve o pai como um homem reservado, porém, amável, que trabalhava extremamente, por longas horas, mas que adorava ficar com as suas crianças durante as férias de verão.
Anna Freud, filha de Freud, foi também uma psicanalista destacada, particularmente no campo do tratamento de crianças e do desenvolvimento psicológico. Sigmund Freud foi avô do pintor Lucian Freud e do actor e escritor Clement Freud, e bisavô da jornalista Emma Freud, da desenhista de moda Bella Freud e do relacionador público Mat.

Freud perdeu quatro irmãs (Rosa, Dolfi, Paula, e Marie Freud). Embora Marie Bonaparte tenha tentado retirá-las do país, elas foram impedidas de sair de Viena pelas autoridades nazistas e morreram nos campos de concentração de Auschwitz e de Theresienstadt.
in:Wikipédia

Mittwoch, 29. Oktober 2008

seitens der Städte.. LISSABON

Esboço de mão andante ao lado do corpo, em Lisboa.
G.Ludovice 2006

Dienstag, 28. Oktober 2008

Freitag, 24. Oktober 2008

seitens der Städte.. WIEN: Musil


WIEN
Im Kino: G.Ludovice 2008


Robert von Musil 6/11/1880, Klagenfurt...15/03/1942, Genebra
Escritor austríaco, Musil nasceu na Áustria em 6 de Novembro de 1880.
Estudou engenharia e filosofia, obtendo em 1908 o doutorado.
Sua estreia como romancista foi em 1906, com O Jovem Törless, baseado em sua própria experiência numa escola militar.
Nos anos seguintes, Musil trabalhou como bibliotecário e editor, fez parte do Exército austríaco e lutou na Primeira Guerra Mundial (1914-18).

Após a Guerra, trabalhou como funcionário público e jornalista em Viena.
Em 1930, Musil lança o primeiro volume dos três que compõem O Homem Sem Qualidades (os outros foram publicados em 1933 e 1945).
Depois desse romance, que ficou inacabado, a crítica da época passou a saudar Musil como um dos grandes escritores do século - opinião que só se fortaleceu com o passar dos anos.
Com a anexação da Áustria pela Alemanha nazista, em 1938, Musil mudou-se para a Suíça - inicialmente Zurique, depois Genebra, cidade onde morreu em 15 de Abril de 1942.
"Na idade em que ainda se levam a sério coisas como alfaiate e barbeiro e se gosta de olhar no espelho, muitas vezes imaginamos em algum lugar onde gostaríamos de passar a vida, ou pelo menos um lugar onde é elegante viver, mesmo sentindo, que, pessoalmente, não seria tão bom estar lá. Uma dessas obsessões é há muito tempo uma espécie de cidade superamericana, onde todo mundo corre ou pára com cronómetro na mão. Céu e terra formam um formigueiro varado pelos diversos andares de ruas sobrepostas. Trens aéreos, trens terrestres, trens subterrâneos, pessoas transportadas por correio pneumático, comboios de automóveis disparam na horizontal, ascensores rápidos bombeiam verticalmente massas humanas de um nível de trânsito a outro; salta-se de um meio locomotor a outro nos pontos de junção, sem pensar, sugado e arrebatado pelo ritmo dos veículos que entre duas corridas trovejantes fazem uma síncope, uma pausa, uma pequena brecha de vinte segundos; trocam-se algumas palavras nos intervalos desse ritmo geral. Perguntas e respostas articulam-se como peças de máquina, cada pessoa tem apenas tarefas bem determinadas, as profissões estão agrupadas em lugares certos, come-se em pleno movimento, as diversões estão reunidas noutras partes da cidade, e em outros locais encontram-se as torres onde ficam esposa, família, gramofone e alma. Tensão e distensão, actividade e amor são absolutamente separadas no tempo, e equilibradas segundo experiências de laboratório. Caso haja alguma dificuldade em qualquer uma dessas acções, simplesmente se larga tudo; pois encontra-se outra coisa, ou eventualmente algum caminho melhor, ou outro encontrará o caminho que nós não achamos; não tem nenhuma importância, uma vez que nada causa tanto desperdício da força comum quanto presumir que se tem missão de não largar determinado objectivo pessoal. Numa comunidade através da qual correm energias, todo caminho leva a um bom objectivo, desde que não se hesite nem se reflicta demais. Os objectivos são a curto prazo: mas também a vida é curta, e assim conseguimos arrancar dela o máximo de realização. A pessoa não precisa mais que isso para ser feliz, pois aquilo que se obtém modela a alma, enquanto aquilo que se deseja, sem conseguir, apenas a deforma; para a felicidade importa muito pouco o que se deseja, mas apenas o que seja obtido. Além disso a zoologia ensina que de uma soma de indivíduos reduzidos pode resultar um todo genial. " Musil
in:O Homem sem qualidades

Dienstag, 21. Oktober 2008

seitens der Städte, BERLIN: Rilke

BERLIN
Im Kino:G.Ludovice 2008


Rainer Maria Rilke (Praga, 4.12.1875 — Valmont, Suíça, 29.12.1926)
Foi um dos mais importantes poetas de língua alemã do século XX.
Rilke fez os seus estudos nas universidades de Praga, Munique e Berlim.


(...) Ninguém o pode aconselhar ou ajudar, — ninguém. Não há senão um caminho. Procure entrar em si mesmo. Investigue o motivo que o manda escrever; examine se estende suas raízes pelos recantos mais profundos de sua alma; confesse a si mesmo: morreria, se lhe fosse vedado escrever? Isto acima de tudo: pergunte a si mesmo na hora mais tranqüila de sua noite: "Sou mesmo forçado a escrever?” Escave dentro de si uma resposta profunda. Se for afirmativa, se puder contestar àquela pergunta severa por um forte e simples "sou", então construa a sua vida de acordo com esta necessidade. Sua vida, até em sua hora mais indiferente e anódina, deverá tornar-se o sinal e o testemunho de tal pressão. (...)
Carta a um jovem poeta


Em 1894 fez sua primeira publicação, uma colecção de versos de amor, intitulados Vida e canções (Leben und Lieder), 1894.
Alguns anos depois, em 1899, Rilke viajou para a Rússia a convite de Lou Andreas-Salomé, a escritora e depois psicanalista, filha de um general russo, e que foi sua amante por longos anos. Sua passagem pela Rússia imprimiu uma inspiração religiosa em seus poemas. Rilke passou a enxergar a natureza, dada as dimensões e exuberância das paisagens russas, como manifestação divina presente em todas as coisas. Sobre este aspecto publicou em 1900 a colecção Histórias do bom Deus.
O século XX trouxe para a poesia de Rilke um afastamento do lirismo e dos simbolistas franceses com os quais ele se identificava. Em 1905, publicou O Livro das Horas de grande repercussão à época. Nesta obra, seus poemas já apresentavam um estilo concreto, bem característico desta sua fase.
Em Paris, Rilke trabalhou como secretário do escultor Auguste Rodin entre 1905 a 1906. Rodin exerceu uma influência sobre o poema de Rilke, que se reflecte em suas publicações de 1907 a 1908.
Quando estourou a Primeira Guerra Mundial, em 1914, Rilke morava em Munique e lá permaneceu durante todo o conflito. Antes de se mudar para Munique, ele viveu na região do Trieste e publicou em 1913 a A vida de Maria (Das Merien Leben) e iniciou a redacção de Elegias de Duíno (Duineser Elegien), texto que só viria a ser publicado em 1923. Duíno era um castelo na região de Trieste, Itália, onde Rilke morou por dois anos antes da Guerra. Após o conflito na Europa, Rilke mudou-se para a Suíça e lá redigiu livros importantes.
A obra de Rilke influenciou muitos autores e intelectuais em diversas partes do mundo. No Brasil foram seus leitores Sérgio Buarque de Hollanda entre outros. Sua poesia provocava a reflexão existencialista e instigava os leitores a se defrontarem com questões próprias do desencantamento da primeira metade do século XX.
in:Wikipédia

Sonntag, 19. Oktober 2008

seitens der Städte, LONDON: Tagore

LONDON, The Eye on the Thames.
Kino:G.Ludovice 2008

Rabíndranáth Thákhur, ocidentalizado Tagore, (Calcutá, 6.5.1861 — Calcutá, 7.8.1941)
Escritor, poeta e músico indiano.

O homem só ensina bem o que para ele tem poesia.

Estudou Direito na Inglaterra de 1878 a 1880.
Retornando ao seu país em 1890 para administrar propriedades agrícolas da família, dedica-se ao desenvolvimento da agricultura e a projectos de saúde e educacionais.
Com formação filosófica, criou uma escola em 1901, dedicada ao ensino das culturas e filosofias ocidentais e orientais.
Sua obra poética compreende uma colecção de três mil poemas em língua bengali sobre temas religiosos, políticos e sociais.
A obra em prosa, orientada por preocupações humanistas, é extensa.
Tagore participou do movimento nacionalista indiano e era amigo pessoal de Mahatma Ghandi.
Como escritor, tornou-se famoso na Índia já nos primeiros anos de carreira, alcançando notoriedade no Ocidente quando da publicação de seus textos traduzidos para o inglês, muitos deles pelo próprio autor.
Tagore ganhou a admiração de escritores como William Butler Yeats, que assinou a apresentação de seu livro Gitangali em sua edição britânica.
Em 1913, torna-se o primeiro escritor asiático a ser agraciado com o Prémio Nobel de Literatura. Renuncia, em 1919, como forma de protesto contra a política britânica em relação ao Punjab, ao título de Sir concedido a ele pela Coroa Britânica em 1915.

Principais obras
Contos e romances
Gora (1910)
Ghare-Baire (1916) [The Home and the World]
Yogayog (1929) [Crosscurrents]
A vida dos Gorgonoydes na Terra
Poesia
Manasi (1890) [The Ideal One]
Sonar Tari (1894) [The Golden Boat]
Gitanjali (1910) [Song Offerings]
Raja (1910) [The King of the Dark Chamber]
Dakghar (1912) [The Post Office]
Gitimalya (1914) [Wreath of Songs]
Achalayatan (1912) [The Immovable]
Gardener (1913)
Balaka (1916) [The Flight of Cranes]
Fruit-Gathering (1916)
The Fugitive (1921)
Muktadhara (1922) [The Waterfall]
Raktakaravi (1926) [Red Oleanders]
Gorgonoydes (sem data) (Deuses mágicos)
in:Wikipédia

Samstag, 18. Oktober 2008

seitens der Stadte : WIEN: Thomas Bernhard

seitens der Stadte : WIEN: Por causa dos Auersbergerianos

WIEN
Kino:G.Ludovice 2008

Será talvez porque a tolice de grupo é mais feia e aumenta sempre, embora se arrebite em ser um belo mundo.
Usava os olhos como companheiros de vida e só com eles se esfarrapava em conversa, mesmo que desusados os temas.
Havia indo perdendo essa florida Gentzgasse dos outros, que se pensa existir para todos nela se passearem, mas nem todos lá se continuam; existem números de sorte nos destinos e alguns calham ficar num outro tamanho, sem nome grande nem espaço para pessoas se atamancarem no plural.
Por vezes assomava-se à esquina que se acotovelava na tal Gentzgasse, confundindo-se entre o cá e o lá nos seus pensamentos, mas logo os seus pés eram desmembrados dos passos seguintes que já se iam misturar como bichos cavalos acossados pelo chicote no meio de uma cidade.
Não sabia quem era o usador desse apagador dos seus passos para aquela direcção, e essa inquietação era quase tão cara como pensar num Deus fora do seu pedestal, entre os homens a gargalhar na Gentzgasse. Esta parece ficar no centro, porque também parece que só lá pode haver alegria.
Mas pode não ser assim, pode ser que o som que vem de lá seja uma miragem de onde vêm sorrisos sem aquela mala do corpo.
Até pode ser que os outros ligados como estão vistos de fora da Gentzgasse, estejam afinal amarrados impiedosamente à força, quando bem observados lá dentro.
Não é que os seus ouvidos se inchem de histórias desses outros, mas nas pequenas frases que porventura lhe chegam até distorcidas, mesmo distorcendo-as para as fazer voltar à sua verdade, fica sem inveja desses todos, se a tinha num bocadinho de si, à laia de atrevida semente. Mesmo no esforço da contradição, o azul do céu enxota-a deles.
Debuta em solidão.

para Thomas Bernhard ( 1931/1989) Escritor austríaco
G.Ludovice 2008

Freitag, 17. Oktober 2008

Seitens der Städte... LONDON: Bacon

LONDON
Kino:G.Ludovice 2008
Francis Bacon nasceu a 22 de Janeiro de 1561 na York House, Londres, residência de seu pai sir Nicholas Bacon, que nos primeiros vinte anos do reinado de Elizabeth tinha sido o Guardião do Sinete. "A fama do pai", diz Maucaulay, "foi ofuscada pela do filho".
A mãe de Bacon, lady Anne Cooke, era cunhada de sir William Cecil, lorde Burghley, tesoureiro-mor de Elizabeth e um dos homens mais poderosos da Inglaterra.
O pai dela tinha sido o tutor-chefe do rei Eduardo VI; ela mesma era linguista e teóloga, e não tinha dificuldade em se corresponder em grego com bispos.
Tornou-se instrutora do filho e não poupou esforços para que ele tivesse instrução.
Bacon frequentou a Universidade de Cambridge, e viveu também em Paris.
Começou a sua carreira de homem político e jurista, antes sob a rainha Isabel, e, depois, sob Jaime I, subindo até aos mais altos cargos: advogado geral em 1613, membro do Conselho particular em 1616, chanceler do reino em 1618. Foi agraciado por Jaime I com os títulos de Barão de Verulamo e Visconde de S. Albano. Entretanto foi acusado de concussão e condenado pelo Parlamento a uma multa avultada. Perdoado pelo rei, retirou-se para as suas terras, dedicando-se inteiramente aos estudos. Teve uma inteligência muito esclarecida, convencido da sua missão de cientista, segundo o espírito positivo e prático da mentalidade anglo-saxônia.
Sua ascensão parecia tornar realidade os sonhos de Platão de um rei-filósofo. Passo a passo com a sua subida para o poder político, Bacon estivera escalando os píncaros da filosofia.
Obras filosóficas mais importantes:
Instauratio magna scientiarum
Novum organum.

"Os jovens são mais aptos para inventar do que para julgar, mais aptos para a execução do que para o assessoramento, e mais aptos para novos projectos do que para actividades já estabelecidas; porque a experiência da idade em coisas que estejam ao alcance dessa idade os dirige; mas em coisas novas, os maltrata. (...) Os jovens, na conduta e na administração dos actos, abraçam mais do que podem segurar, agitam mais do que podem acalmar; voam para o fim sem consideração para com os meios e os graus; perseguem absurdamente alguns princípios com que toparam por acaso; não se importam em "(isto é, em como)" inovar, o que provoca transtornos desconhecidos. (...) Os homens maduros fazem objecções demais, demoram-se demais em consultas, arriscam-se muito pouco, arrependem-se cedo demais e raramente levam o empreendimento até o fim, mas se contentam com uma mediocridade de sucesso. Não há dúvida de que é bom forçar o emprego de ambos (...), porque as virtudes de qualquer um deles poderão corrigir os defeitos dos dois."
in: O mundo dos filósofos

Donnerstag, 16. Oktober 2008

Seitens der Städte... BERLIN: Hegel

BERLIN... Die Welt
Kino:G.Ludovice 2008

Georg Wilhelm Friedrich Hegel, Estugarda 27.8.1770
Filósofo alemão, representante do Idealismo alemão do século XIX.
Sucedeu a Fichte como professor de Filosofia na Universidade de Berlim em 1818, posto que ocupou até sua morte a 14 de Novembro de 1831 em Berlim. Fascinaram-no as obras de Spinoza, Kant e Rousseau, assim como a Revolução Francesa.

"A filosofia chega sempre demasiado tarde. Enquanto pensamento do mundo, aparece somente quando a realidade realizou e terminou o seu processo de formação... A coruja de Minerva só empreende o seu voo ao cair da noite".
Principais Obras:
Fenomenologia do Espírito (Phänomenologie des Geistes), 1806
Ciência da Lógica (Wissenschaft der Logik), 1812-1816
Enciclopédia das Ciências Filosóficas (Enzyklopaedie der philosophischen Wissenschaften), 1817-1830
Elementos da Filosofia do Direito (Grundlinien der Philosophie des Rechts), 1817-1830

Dienstag, 14. Oktober 2008

Seitens der Städte... WIEN: Círculo de Viena

Wien
Kino:G.Ludovice 2008

O Círculo de Viena foi um grupo de filósofos e cientistas, organizado informalmente em Viena à volta da figura de Moritz Schlick.

Encontravam-se semanalmente, entre 1922 e finais de 1936, ano em que Schlick foi assassinado por um estudante universitário irado.
Muitos membros deixaram a Áustria com a ascendência do partido Nazi, tendo o círculo sido dissolvido em 1936.
O seu sistema filosófico ficou conhecido como o "Positivismo lógico".
Membros proeminentes do Círculo incluíram Rudolf Carnap, Otto Neurath, Herbert Feigl, Philipp Frank, Friedrich Waissman, Hans Hahn. Receberam as visitas ocasionais de Hans Reichenbach, Kurt Gödel, Carl Hempel, Alfred Tarski, W. V. Quine, e A. J. Ayer (que popularizou a obra deles em Inglaterra).
Karl Popper, apesar de não ter frequentado as reuniões do Círculo, foi uma figura central na recepção e na crítica às suas doutrinas. Por algum tempo, algumas da figuras do grupo encontraram-se regularmente com Ludwig Wittgenstein (a fase inicial da sua filosofia foi racional-positivista).
in: Wikipédia

Montag, 13. Oktober 2008

Seitens der Städte... BERLIN: Kafka

BERLIN, Das Brandenburger Tor
Kino:G.Ludovice 2008

FRANZ KAFKA, Praga 1883/1924
1914.. fim de Maio
O noivado com Felice tem lugar em Berlim.

6 de Junho
Regresso de Berlim. Estava amarrado como um criminoso. Se me tivessem posto a um canto com cadeias de verdade, e com carcereiros na minha frente, e me tivessem deixado observar o que se passava assim acorrentado, a coisa não teria sido pior. E era o meu noivado!

Fim de Julho
Ruptura do noivado, no Hotel Askanischer Hof, em Berlim.
O tribunal no hotel. No dia seguinte não voltei a casa dos pais dela... Carta desonesta e coqueta: Arenga sobre o cadafalso.

1923..Fim de Setembro
Instala-se definitivamente em Berlim, com Dora, primeiro em Steglitz, depois em Zehlendorf. Aí partilha o seu tempo entre estudos de hebreu e uma intensa actividade criadora. Datam dessa época: Uma pequena mulher, Josephina a Cantora, A toca.

Inverno..
O frio vem levar ao cúmulo o pesadelo da inflação vivido nesta altura por Berlim.

O espectáculo da pavorosa miséria que o rodeia afecta Kafka a tal ponto, que ao regressar de um passeio tem um ar, diz Dora"de quem sai de uma escaramuça".

Ele próprio passa por privações, carece de carvão e de produtos alimentícios, não tem para viver senão a sua magra pensão de funcionário e não aceita senão em última instância uma ajuda da família.
Entre o Natal e o Ano Novo, é atacado por violentos acessos de febre.
Muda de casa e vai habitar para Zehlendorf, em casa da viúva do poeta Carl Busse, onde vive muito retirado.

Continua a falar de partir com Dora para a Palestina, onde poderiam ganhar a vida, ele como criado de café, ela como cozinheira. Pede a Dora, que obedece, que queime à sua vista um certo número de manuscritos, entre os quais se encontravam uma narrativa inspirada pelo processo de Beilis (assassinato ritual de Odessa) e um drama cujo assunto não se conhece.

1924
O estado de Kafka não cessa de piorar. O seu tio vem tratá-lo.
A 17 de Março, Brod leva Kafka de regresso a Praga.
Morre a 3 de Junho.
Vida, pensamento e obra de Franz Kafka, Marthe Robert, Publ. Imbondeiro, Angola

Sonntag, 12. Oktober 2008

seitens der Städte.. DRESDEN: Schopenhaeur


DRESDEN
Kino:G.Ludovice 2008

Arthur Schopenhauer (Danzig, 22 Fevereiro 1788Frankfurt, 21 Setembro 1860)

"Schopenhauer viaja para Dresden entre .1814/15 e escreve a sua tese, "A quadrúpula raíz do Princípio da Razão Suficiente".
Tem poucos amigos e toma parte em conversas com reduzidas expectativas.
«Por vezes falo com homens e mulheres como uma rapariguinha fala com a sua boneca. É evidente que ela sabe que a boneca não a compreende, mas cria para ela a alegria da comunicação através de uma agradável e consciente autodecepção.»
Torna-se cliente habitual numa taberna italiana que lhe serve os seus pratos favoritos - salame veneziano, salsichas recheadas com trufas e presunto de Parma. "
in: O consolo da Filosofia, Alain de Botton, Pub.D.Quixote

Samstag, 11. Oktober 2008

Seitens der Städte... POTSDAM: : Haeckel

Potsdam
Kino:G.Ludovice 2008

Ernst Heinrich Haeckel (1834-1919).
Filósofo e naturalista alemão, nascido em Potsdam.

Entrou para a classe de história natural da Universidade de Würzburgo. Prosseguiu estudos em Berlim e Viena, para finalmente se doutorar em medicina. Ensinou, a partir de 1862, na Universidade de Iena, anatomia comparada, passando em 1865 a cátedra de zoologia, em que se manteve até 1908.
Mantinha correspondência com o sábio alemão emigrado para o Brasil, Fritz Müller, estabelecido em Blumenau, SC, de quem recebia materiais para estudo.

Foi Haeckel o mais popular divulgador do evolucionismo, ao mesmo tempo que criticava o obscurantismo dos religiosos.
Estabeleceu que em cada indivíduo se repete a evolução geral da natureza, ou seja, a ontogênese é uma breve recapitulação da filogênese.
Haeckel tende ao reducionismo dos contrários, o que finalmente vai dar no monismo de matéria e espírito, chamado materialismo, que não é todavia o materialismo mecanicista. Estendeu a teoria do evolucionismo de Darwin a todo o universo, inclusive psíquico.
Defendeu um panpsiquismo, em que o espírito e a matéria são apenas aspectos da mesma substância em evolução. Apesar do termo materialismo, se aproximou do monismo panteísta de Spinoza, o qual não procurava a Deus fora do mundo, mas dentro dele mesmo, confundindo-o com ele. Fundou-se em 1906, na Alemanha, uma Liga Monista Alemã (Deutscher Monisbund), com base no monismo de Haeckel.
Obras: Morfologia geral do organismo (Generalle Morphologie der Organismus, 2 vols., 1866); História natural da criação (Natürliche Schoepfungsgeschichte, 1868), obra importante, em que divide os seres vivos em unicelulares e multicelulares; Antropogenia (Anthropogenie, 1874); Objetivos e caminhos da atual história da evolução (Ziele und Wege der heutigen Entwicklungeschichte, 1875); Ciência livre e ensino livre (Freie Wissenschaft und freie Lehre, 1878); O monismo como união entre religião e ciência (Der Monismus als Bund zwischen Religion und Wissenschaft, 1893; Os enigmas do universo (Die Weltraetsel, 1899, sua obra mais difundida e traduzida, também para o português; Maravilhas da vida (Die Lebenswunder, 1904), traduzida ao português; A luta da evolução. Pensamentos (Der Kampf um den Entwicklungs. Gedanken, 1905). Além de obras de ciência.
IN: Enciclopedia Simpozio